Nesta sexta-feira (30/8), estreia na TV Cultura a série documental inédita O Mundo Que Sei. Na produção, em nove episódios, crianças recebem um convite para ir até Solo, uma inteligência alienígena que quer aprender, por meio de filhotes humanos, como é a vida em nosso planeta. Vai ao ar às 20h40.

O objetivo de Solo é que os filhotes humanos possam mostrar como é a vida em nosso mundo, e ela aprenda sobre vários assuntos de diversas temáticas. Solo se “veste” como uma tevê dos anos 70, já que demora 50 anos-luz para chegar na Terra.

Em sua base espacial, as crianças respondem a diferentes perguntas de Solo, desde como é o planejamento urbano das cidades; se criança namora; o significado da palavra hambúrguer; a relação com a tecnologia; até do que têm medo, onde moram, por que existe a violência e como lidar com as injustiças sociais.

Durante o percurso, a partir de dinâmicas de encenação, discussões em grupo, expressões artísticas, conversas com especialistas e jogos com os pais, elas expõem seus conflitos, alegrias, tristezas, dúvidas, gostos pessoais, ideias e visões sobre a realidade.

A cada episódio, Solo se impressiona mais que os adultos humanos não escutam as informações valiosas que os filhotes humanos têm a dizer. Percebe que eles poderiam transformar o mundo e fazer uma vida diferente na Terra.

Durante a série, as crianças vão escrevendo uma carta sobre seus aprendizados e percepções e, antes de ir embora, Solo envia esta mensagem para compartilhar com todas as pessoas, interceptando os sinais eletromagnéticos e transmitindo-a em todos os celulares, computadores e aparelhos de televisão.

Suas intenções parecem boas, mas ela tem um plano. Levar para o seu planeta uma das crianças, uma bebê humana abandonada pelos pais. Cabe às crianças decidirem se a bebê pode ou não ir com ela.