O Brasil como herança no coração dos pequenos que moram longe
Nina vai ao Brasil e juntinho da vó Teresa conhece as belezas e singularidades do país de herança. Do bolo de rolo, em Pernambuco, ao Chimarrão no Rio Grande do Sul, ela vivencia intensamente a cultura brasileira, que é rica e única. A divertida viagem da brasileirinha que mora na Inglaterra marca o lançamento infantil da autora Renata Formoso, pela Catavento Books.
Dedicado a crianças que falam português pelo mundo – sejam imigrantes, filhos de brasileiros nascidos fora ou os moradores nativos –, o livro é o segundo de uma coleção que incentiva as famílias a manterem em prática a língua de herança. O colorido e as rimas já apareciam em Eu também falo português, o primeiro da coletânea, e voltam agora mais tropicais e cheios de ginga em uma verdadeira celebração à diversidade e riqueza cultural do Brasil.
A história contempla expressões e palavras bem brasileiras, incluindo um pequeno glossário. Além de ampliar o vocabulário, as crianças – que moram ou não no Brasil – podem aprender mais sobre os costumes das diferentes regiões do país, inclusive das que ainda não conhecem. No final, o leitor encontra mais detalhes dos locais visitados por Nina e o depoimento de Carol Barbi, mãe, imigrante e educadora parental, sobre como lidar com despedidas da família que mora longe, seja para imigrar ou visitar.
Renata Formoso vive em Londres, na Inglaterra, com o filho Noah, sua maior inspiração para escrever. Durante a pandemia, enquanto crianças no mundo todo cresciam sem poder viajar para encontrar familiares, a literatura surge como ferramenta de alívio emocional. Por meio da obra é possível conhecer a cultura e sabores de várias regiões brasileiras, lugares que podem fazer parte do itinerário de uma próxima visita ao país.
As ilustrações de Carolina Coroa contribuem ainda mais para sanar a vontade de conhecer ou voltar ao Brasil. Apresentam paisagens turísticas – Avenida Paulista, Corcovado, Pelourinho – e situações cheias de descoberta e afeto, além de um mapa do país com indicação das cidades visitadas por Nina e a avó Teresa.