“OPINIÃO” alerta sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
No Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Opinião busca entender a diferença entre exploração e abuso sexual, como proteger as crianças, e a partir de que idade é possível ensiná-las a identificar esse tipo de violência. Com apresentação de Rita Lisauskas, vai ao ar nesta sexta-feira, 24, às 20h30, na TV Cultura.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a maioria dos abusos ocorre no ambiente familiar e é cometido por um homem que é parente ou conhecido. São pais, padrastos, mas também tios, avôs e amigos dos pais da criança.
Para debater o assunto, o programa conta com a participação da médica pediatra Ana Claudia Brandão, integrante do projeto “Eu Me Protejo”, Laís Peretto, diretora-executiva da Childhood Brasil, e da ex-nadadora Joanna Maranhão, coordenadora de rede pela Sport & Rights Alliance, que se tornou uma ativista depois de revelar que sofreu abusos sexuais de seu treinador quando tinha apenas nove anos.