Projeto “De olho no Futuro” realiza entrega de óculos a alunos da rede municipal
Na manhã do sábado, 11, alunos da rede municipal de Nova Friburgo foram contempladas com novos óculos. A Secretaria de Educação, em parceria do Rotary Club Nova Friburgo, que desde 2003 já atendeu mais de 20 mil estudantes que passaram pela triagem e cerca de oito mil pelo exame de vista, realizou mais uma etapa do projeto com a entrega dos óculos.
Marcia Carestiato, coordenadora do “De Olho no Futuro”, lembrou que o projeto já foi desenvolvido em todo o Brasil, o que o torna muito bem-sucedido, e agradeceu a equipe do município. “Temos que deixar os nossos agradecimentos à Secretaria de Educação, todas as diretoras das escolas com a disponibilidade para fazermos os exames nas crianças e um agradecimento especial ao Dr. Alexandre Alvarez Ribeiro, pois ele tem um carinho muito grande com este projeto. Inclusive, agradeço aos companheiros do Rotary e a todos os envolvidos. […] É com muito prazer que a gente está fazendo esta entrega”.
O prefeito Johnny Maycon falou sobre o baixo rendimento que pode ser ocasionado pela não detecção da deficiência visual. “A gente sabe o quanto a deficiência visual compromete, inclusive, a eficiência do ensino. […] Este é um projeto importante, se não fosse por meio dele muitas dessas crianças contempladas até hoje talvez não teriam sido diagnosticadas. Imagine quantos prejuízos elas teriam, como também suas famílias. […] Não tenho dúvidas que isso vai gerar mais qualidade de vida para nossos alunos. A instituição Rotary da nossa cidade tem nos presenteado com muitas coisas boas, então agradeço a cada um de vocês que têm contribuído muito para uma sociedade mais igualitária, mais justa e dando oportunidade às famílias e crianças”.
Estiveram presentes, além do prefeito Johnny Maycon, a primeira-dama Lorrayne Ribeiro, a secretária municipal de Educação, Caroline Klein; o presidente do Rotary Club, Ricardo Lengruber; a sócia representante do Rotary e coordenadora do projeto, Marcia Carestiato; o sócio representante do Rotary, Dalton Carestiato; e o médico responsável pelos exames, Alexandre Alvarez Ribeiro, além de familiares dos alunos contemplados.