Rupturas e transformações em Seminário de Museologia e Memória
Nos próximos dias 21 e 22, o Núcleo de Memória da Museologia no Brasil (Nummus) irá realizar o IV Seminário de Museologia e Memória, no Auditório Tércio Pacitti. O evento terá início às 14h e o tema será Rupturas e transformações versus conservadorismo nas décadas de 1960 e 1970. O Seminário será aberto à comunidade acadêmica da universidade e a todos os pesquisadores de Museologia e Patrimônio.
Fatos e experiências que ocorreram no campo da Museologia brasileira nos anos de 1960 e 70 serão lembrados durante o evento. Entre eles, os 50 anos da definição das diretrizes curriculares e início das reformas curriculares experimentais do Curso de Museus e Museologia no Museu Histórico Nacional (1932-1979), as rupturas epistemológicas que impactaram o campo e a entrada definitiva do ensino de Museologia no ambiente universitário a partir de 1969.
Uma das mesas de debate será sobre “ O acervo e a memória de Zuzu Angel como instrumento de resistência”, com a presença de sua filha, a jornalista Hildegard Angel, Presidente do Instituto Zuzu Angel, dia 22, sexta-feira, às 18h.
O Auditório Tércio Pacitti fica localizado na Avenida Pasteur, 458 Urca.