Por João Mello

No dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que nos convida à reflexão sobre nosso papel na preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável. No setor de turismo, essa reflexão ganha um peso ainda maior, pois nosso maior patrimônio são justamente os ambientes que acolhem nossos visitantes: a natureza, a cultura local e as comunidades que fazem parte da experiência turística.

Como terceira geração na gestão dos Hotéis Vilarejo, localizados em Rio das Ostras e Conservatória, cresci com o exemplo dos meus avós, que sempre entenderam que preservar não era apenas uma obrigação, mas uma extensão da hospitalidade. Hoje, mais do que nunca, estamos comprometidos em avançar na pauta ESG (Ambiental, Social e Governança), não como uma tendência, mas como uma necessidade urgente e inadiável.

Nosso compromisso se reflete em ações concretas. No Vilarejo Praia Hotel, em Rio das Ostras, assumimos a meta de nos tornarmos Lixo Zero ainda este ano. Isso significa que 100% dos resíduos gerados serão reciclados, compostados ou reutilizados, sem envio para aterros sanitários.

O projeto começou em março de 2024, com o mapeamento das fontes de resíduos e a instalação de coletores seletivos específicos em toda a operação do hotel. Criamos um ecoponto dentro do hotel, onde nossa parceira, a startup Sirí, realiza a coleta, separação e destinação correta dos materiais.

Com um investimento de R$ 60 mil, entre coletores e estrutura, além de treinamentos constantes para os colaboradores, o projeto já mostra resultados expressivos. Até agora, já totalizamos 15,58 toneladas de resíduos recicláveis reintegrados ao ciclo produtivo, evitando a emissão de 35,49 toneladas de CO₂. Em agosto de 2024, foram reciclados 660 kg de resíduos e este mês de maio ainda nem fechou e já reciclamos mais de uma tonelada.

O impacto vai além da gestão interna do hotel: estamos fomentando a criação de uma cooperativa de materiais recicláveis em Rio das Ostras, que permitirá que os resíduos não apenas sejam corretamente destinados, mas também gerem renda e oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade social. Dessa iniciativa, também surgiram novos empregos na empresa responsável pela coleta e gestão dos resíduos.

No Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória, investimos R$ 2 milhões na instalação de uma usina solar com mil placas fotovoltaicas. Essa iniciativa permite que 80% da energia consumida pelo hotel seja proveniente de fonte limpa, evitando a emissão de quase 5 toneladas de CO₂ por mês. Em um horizonte de 25 anos, essa ação significará mais de 7 mil árvores poupadas e quase 1.800 toneladas de CO₂ que deixarão de ser lançadas na atmosfera.

Outro pilar fundamental da nossa gestão é a valorização da produção local. No Hotel Fazenda Vilarejo, por exemplo, priorizamos alimentos orgânicos, adquiridos diretamente dos produtores da região, que chegam frescos à mesa dos hóspedes, valorizando a autêntica gastronomia da roça e fortalecendo a economia local.

Além disso, nosso compromisso social se traduz no apoio a projetos como o “Os Harmônicos”, que oferece aulas de música, alimentação e apoio financeiro a mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social. Nosso quadro de colaboradores é majoritariamente formado por trabalhadores locais, muitos deles filhos e netos de ex-funcionários, que carregam consigo a história, os valores e o jeito acolhedor que sempre caracterizou o Vilarejo.

O turismo como agente de transformação

As experiências que vivemos mostram que ser sustentável não é apenas uma escolha ética, mas uma estratégia de negócios inteligente e necessária. A indústria do turismo, quando bem direcionada, tem o poder de transformar realidades, proteger o meio ambiente, gerar desenvolvimento social e deixar um legado positivo para as próximas gerações.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçamos nosso compromisso de seguir investindo em soluções inovadoras e responsáveis. A sustentabilidade não é mais uma opção: é o caminho, é o presente e, principalmente, o futuro do turismo.

* João Mello é diretor-executivo da rede Vilarejo de Hotéis