Tangolomango abre portas para um mundo de histórias em Nova Friburgo

O último sábado, 10 de maio, marcou a inauguração da Tangolomango, a mais nova sala de leitura e livraria de Nova Friburgo, dedicada a despertar o interesse e amor pela leitura em crianças e jovens. No espaço, idealizado pelo ator e contador de histórias Laerte Vargas, os pequenos leitores puderam vivenciar a essência do projeto: o livre acesso aos livros, dispostos em prateleiras ao seu alcance, e a liberdade de se aconchegarem em tapetes e almofadas para explorar as páginas.
O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, a maioria crianças ansiosas para conhecer o novo cantinho da leitura na cidade. A professora Lidmay Laureana da Silva, que compareceu com seu filho de cinco anos, expressou sua surpresa e aprovação. “A localização do espaço traz liberdade para as crianças, que podem ficar à vontade, soltas. Os pais ficam sem a apreensão de que saiam correndo para a rua, com perigo de serem atropelados por carros, já que fica em uma galeria. Além disso, a disposição dos livros em prateleiras baixas, com acesso facilitado das crianças, que podem interagir com os títulos é super importante para o desenvolvimento delas”, enalteceu ela
Títulos para todas as idades
O pequeno Pedro, de 1 ano e 8 meses, já demonstrava seu entusiasmo pelos livros no colo da mãe, Arieli Flor. Para ela, a Tangolomango representa uma importante conquista para a cidade. “Tem títulos para todas as idades. Escolhemos com Pedro um livro de encaixes de meios de transporte, voltado para a idade dele. É muito importante ter um espaço como esse, voltado à literatura infantil e juvenil em Nova Friburgo”, comemorou Arieli.

A professora Georgiane da Vitória Branco acompanhou sua neta Gabriela, de 7 anos, que se mostrou fascinada com a variedade de obras. “Sou avó dessa pequena leitora, que está no segundo ano, e aprendeu a ler há pouco tempo. Eu adoro ler e participo de clubes de leitura. A Gabriela sempre me acompanha e também gosta muito. Acabei de mostrar para ela o livro sobre a história de Van Gogh, já que ela adora pintar. Também a biografia de Mandela, escrita especialmente para crianças. O espaço é muito bem organizado e acolhedor e me chamou a atenção uma estante totalmente dedicada às das nossas raízes histórias africanas e indígenas, temas que admiro demais”, destacou a professora.
A inauguração da Tangolomango também contou com a presença de personalidades da cultura e educação friburguenses, além do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, que destacou a relevância do espaço para a cidade. “É com alegria que participo da inauguração da Tangolomango — espaço de leitura e a única livraria infantil da região serrana do Rio de Janeiro e desejo muito sucesso para essa belíssima iniciativa, que certamente fará a diferença na formação de novos leitores”, exaltou o prefeito, que aproveitou a ocasião para adquirir um livro para sua filha, Sofia.

A essência Tangolomango: fomentar a leitura e resgatar a hora do conto:
A Tangolomango materializa o sonho de Laerte Vargas, um contador de histórias com 30 anos de experiência, de criar um espaço que vá além de um empreendimento comercial.