A Usina Cultural Energisa se transforma mais uma vez em palco de encontros potentes entre cultura, memória e criação artística. Em maio, o projeto Usina Viva traz uma programação imperdível, gratuita e recheada de experiências que vão provocar reflexões, emoções e muita inspiração.

“A Usina Cultural de Nova Friburgo é um exemplo de como podemos criar espaços que enriquecem a vida das pessoas, oferecendo oportunidades de aprendizado e entretenimento. Projetos como esses são fundamentais para fortalecer os laços comunitários e fomentar um ambiente onde a arte e a cultura possam prosperar”, afirma Eduardo Mantovani, diretor-presidente da Energisa Minas Rio.

Confira a programação:

15/05 – Quinta-feira, das 19h às 21h30

 Memória Popular em Cena – com Luiz Antonio Simas

 Após a exibição do clássico “A Rainha Diaba” (Antônio Carlos da Fontoura), o historiador e escritor Luiz Antonio Simas conduz uma conversa provocadora sobre memória popular, cultura urbana e identidade brasileira. Uma noite para mergulhar nas raízes profundas da nossa cultura. Classificação indicativa: 18 anos

22/05 – Quinta-feira, das 19h às 21h30

 Filme + Memória Cênica

A exibição de “Malu” será seguida por um bate-papo com o jornalista e dramaturgo David Massena, que vai relembrar os bastidores, personagens e histórias que marcaram os palcos de Nova Friburgo. Um encontro emocionante entre cinema e teatro.

23/05 – Sexta-feira, às 20h

‘Luminosa Ao vivo’ convida “Pipa Menino”

Prepare-se para uma noite de som e poesia! A gravação da webserie ‘Luminosa’ recebe a banda Pipa Menino para um show que celebra a música autoral brasileira. Um dos grandes destaques do mês!

30/05 – Sexta-feira, às 20h

 Espetáculo Teatral “Vamo Acelerá Essa Festinha”

 Com direção e atuação de Katerina Amsler, o espetáculo traz humor e crítica social em uma performance que atravessa o cotidiano com intensidade e energia. É uma investigação que nos leva de uma pista a outra na tentativa de tatear como seguir depois de um trauma.

O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa, apoio do Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio da Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro via Lei de Incentivo à Cultura do Estado.