KAIROS – Foto: Carol Pires

O Projeto Usina Viva traz uma programação especial em novembro, reunindo música, teatro, oficinas e espaços de escuta e lembrança. As atividades, todas gratuitas, reforçam o compromisso do projeto em valorizar a memória, a criatividade e a formação artística em Nova Friburgo.

A agenda começa com a Oficina de Pinhole com Daniel Soares, que acontece nos dias 7, 14 e 28 de novembro, exclusivamente no Colégio Estadual Professora Zélia Dos Santos Cortes. A atividade visa trabalhar com os alunos os conceitos teóricos de preservação da memória, história da fotografia e análise de imagens, por meio de exercícios práticos de construção das câmeras e revelação das imagens em laboratório fotográfico improvisado.

De 18 a 22 de novembro, o público poderá visitar a Cabine de Memórias, uma instalação interativa que apresenta aos visitantes lembranças e experiências ligadas à cidade, ampliando o mosaico afetivo que o Usina Viva vem construindo ao longo do ano.

A programação segue com a websérie musical “Luminosa convida Ivo Vargas”, no dia 21 de novembro, às 19h30, na Usina Cultural. O cantor e compositor, criador do conceito Indie Caiçara que une a mistura de suas influências da música tradicional brasileira com a música do mundo. O artista, nascido em território caiçara, cidade de Cabo Frio, carrega consigo essa herança que está inserida em suas composições.

No dia seguinte, 22 de novembro, às 19h, o público é convidado para o espetáculo teatral “Kairós”, uma reflexão poética sobre o tempo e as transformações humanas, através de um mergulho em memórias, cicatrizes e histórias. Renata Reinheimer conta e dança o que a faz presente neste momento em que passado, presente e futuro se misturam.

Encerrando o mês, o projeto oferece a Oficina de Produção Técnica, com Beto Grilo e Gustavo Viana, nos dias 29 de novembro, 13 e 14 de dezembro, com encontros na Usina Cultural e no Teatro Municipal de Nova Friburgo. A formação busca capacitar artistas e produtores locais em aspectos técnicos e de bastidores da produção cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://bit.ly/4i3dDLH.

“Com uma programação que integra formação, criação e memória, o Usina Viva reafirma sua missão de fortalecer o trabalho de diversos artistas e o patrimônio cultural de Nova Friburgo, conectando diferentes gerações e linguagens em um mesmo movimento de celebração da cultura”, afirma Guilherme Rezende Jr., diretor do projeto.

Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com patrocínio do Grupo Energisa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Instituto Energisa e apoio do Hotel Dominguez Plaza.

Serviço:

Usina Cultural Energisa – Praça Pres. Getúlio Vargas, 55 – Centro

Entrada gratuita | Retirada dos ingressos 1 hora antes de cada apresentação.

Mais informações: @usinaviva