Divulgação.

Um dos maiores eventos literários do País, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, retoma de forma presencial após quatro anos e com muitas novidades. O evento acontece entre os dias 02 e 10 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e espera receber mais de 600 mil visitantes.

O conceito criativo deste ano destaca o poder transformador do livro. Com a assinatura “Todo mundo sai melhor do que entrou”, a campanha ratifica a missão da CBL como instituição do setor editorial. Afinal, a leitura tem a capacidade de transformar as pessoas, seja pelo conhecimento adquirido ou pela emoção que transmite. Nenhum leitor é o mesmo quando acaba de ler um bom livro.

“O mundo mudou nos últimos anos em vários aspectos e nós também mudamos, buscando melhorar ainda mais o nosso evento. Uma das novidades é que estamos de casa nova: em 2022 vamos receber o público no Expo Center Norte, que permitirá oferecer a todos uma experiência com uma infraestrutura que garante mais conforto e segurança na circulação dos visitantes”, diz o presidente da CBL, Vitor Tavares. No total, serão 65 mil m2 de área total e 11 mil m2 ocupados comercialmente. Na comparação com a Bienal de 2018, houve um aumento de 6% de área comercial ocupada.

Com 100% dos espaços ocupados e com 182 expositores confirmados, que ocuparão os Pavilhões Branco, Verde, Vermelho e Azul do Expo Center Norte, recebendo selos editoriais de todos os gêneros, e com ampla e variada programação, contando com a parceria cultural do Sesc São Paulo em parte da curadoria do Salão de Ideias e nos BiblioSescs Praça de Histórias e Praça da Palavra, além da cerimônia de abertura: serão 1.500 horas de programação cultural e nove espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.

Durante os nove dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados mais de 300 autores nacionais e 30 autores internacionais. Entre os nomes internacionais estão: os portugueses Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz; a moçambicana Paulina Chiziane e o angolano Kalaf Epalanga, que fazem parte da comitiva portuguesa; além de Jenna Evans Welch, do best- seller “Amor & Gelato”; Nathan Harris, cujo “A doçura da água” foi elogiado por Oprah Winfrey e Barack Obama; e Elena Armas, que virou sensação do TikTok com “Uma farsa de amor na Espanha”. Presença confirmada também de Xiran Jay Zhao, autor sino-canadense de ficção científica, personalidade da internet e cosplayer.

Já entre os brasileiros estão confirmados: Laurentino Gomes, Mario Sergio Cortella, Mauricio de Sousa, Miriam Leitão, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Thalita Rebouças, entre outros.

Mais informações e programação www.bienaldolivrosp.com.br.

Compras pelo site: http://www.bienaldolivrosp.com.br.