Opinião, da Tv Cultura, discute a importância da rede de apoio a pacientes com câncer de mama

Nesta sexta-feira (3/10), a partir das 20h30, o Opinião, da TV Cultura, coloca em pauta o Outubro Rosa. A apresentadora Rita Lisauskas discute um aspecto muitas vezes invisível do câncer de mama: o papel da rede de apoio para quem foi diagnosticada com a doença.
Mais do que exames e medicamentos, a presença de família, amigos e comunidade pode fazer toda a diferença na recuperação. Por outro lado, médicos relatam que muitas mulheres são abandonadas por seus companheiros logo após o diagnóstico, um dado duro que revela a urgência de se falar sobre acolhimento. O programa traz esse viés: como fortalecer redes de apoio e garantir que nenhuma paciente enfrente a doença sozinha.
Para falar sobre o assunto, o programa recebe a psico-oncologista, fundadora e presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, e a mastologista titular do Centro de Referência da Mama do AC Camargo Cancer Center Fernanda Perez. Além disso, conversam, de maneira remota, com duas pacientes que passaram por experiências opostas com seus parceiros: uma foi abandonada pelo marido logo após o diagnóstico, mas acolhida pela família; e outra, tem o marido ao seu lado, firme e forte, mesmo depois de anos de tratamento.