Multiartista, Vanessa Quintanilha de Moraes é casada com o vice- prefeito e atual Secretário de Saúde de Nova Friburgo, Marcelo Braune, e sempre se dedicou às artes e ao artesanato. Pensou num ponto de bordado? Pergunte à Vanessa! Com certeza ela não só explicará a mecânica artística, como te dará uma aula sobre a origem, o fio, a palheta de cores ideal. Sem falar no Patchwork, Quilt e o que mais você imaginar!

Mas Vanessa nasceu para a vida empresarial. Foi criada em meio aos bons negócios, filha único do empresário José Higino Pires de Moraes, o Chilo, o “Moreno”, que é uma referência como empresário e como ser humano, sujeito dos mais adoráveis. Mas é filha também da Lucy, a tia das várias gerações que aprenderam com ela as primeiras letras. Mas a artista Vanessa falou mais alto e não bastassem seus predicados manuais, ela é uma verdadeira “Chocolatiére”.

Todo mundo sabe que cozinhar é um ato de amor. Em tempos de isolamento social, partilhar as alquimias gastronômicas, por conta do Covid-19, é também uma forma de auto amor. E Vanessa, anualmente, produz uma infinidade de variações para o período de Páscoa,  Natal e outras efemérides, através da sua marca “Sucre”, com embalagens desenvolvidas especialmente para acolher as delícias que produz com o melhor chocolate Belga. Independente da pandemia que vivemos, adoçar a vida é preciso! Por isso, fizemos 5 perguntas à Vanessa, para que você conheça a “Sucre” através das mãos de fada da artista.

O chocolate belga em variações criativas e inusitadas

1 – Como a gastronomia surgiu na sua vida?

Acho que está no sangue, na genética, Vozinha ( Dona Ceci era um primor em tudo o que fazia!) , tia Telma, minha mãe… cresci com a minha mãe inventando moda na cozinha, preparando almoços, lanches, jantares… a casa sempre cheia de amigos. Acho que alguma coisa eu tinha que herdar. Rsrs  Na época de faculdade, no Rio, morava sozinha e então queria fazer coisinhas na cozinha. E as minhas cobaias eram meus primos Marcelo e Adi. Aí fazia um chocolate, um doce, um bolo. Era divertido!

2- Esse talento você também coloca nos salgados ou prefere os doces?

Sabe que agora estou gostando de fazer salgados!?! E os amigos e até o marido estão elogiando. Mas sempre admirava aqueles doces nas vitrines das confeitarias, lindos! Cuidadosamente finalizados, deliciosamente sedutores! Sempre quis saber fazer, um dia ainda chego lá!

As embalagens da ” Sucre” são um mimo à parte

3 – O que é o chocolate para você? Como vê o mercado do chocolate no Brasil?

É bem estranho, apesar de não ter muito apetite para doces, eu amo o aroma do chocolate, o brilho, a versatilidade ! Você pode usá-lo tanto para um molho de carne como para uma sobremesa. Isso é incrível, não é mesmo? Acho que o mercado de chocolates vem crescendo bastante, na área gourmet, mais ainda. As pessoas vêem o chocolate como um energético, não mais como um docinho ou apenas uma sobremesa. Chocolate é alegria!

4 – Quais as tendências do chocolate nesse 2020? O que você criou de diferencial?

Para essa Páscoa, eu acredito e aposto no ovo com casca de brownie, ovo com glitter, o chocolate ruby, que já usei na Páscoa passada, que é um chocolate naturalmente rosa e cítrico. Isso vai ser tendência. Mas não pode faltar o tradicional, o brigadeiro, o ninho com nutella. O básico que derrete na boca e provoca as melhores sensações!

5 – Para quem quiser adquirir os produtos “Sucre”, onde encontrar?

É só seguir o Instagram da Sucre @vanessamoraessucre e acompanhar os lançamentos e fazer suas encomendas e pedidos.