Friburguense, 32 anos, Diego Venturino é cirurgião dentista, especialista em ortodontia e harmonização orofacial, com consultório na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

A estética bucal é parte da harmonização facial? Aonde entra a ortodontia?

-Sim. A ortodontia é o ramo da odontologia que se ocupa da prevenção e correção dos defeitos de posição dentária e problemas faciais associados, isso nos leva a entender que os conceitos de estética e função são inseparáveis. 

O principal objetivo da ortodontia é o perfeito alinhamento dentário, proporcionando também uma melhora da aparência do rosto além de facilitar a mastigação, promover a higiene bucal e, consequentemente, diminuir a incidência de cáries e doenças na gengiva.

Com o passar dos anos, ocorre naturalmente uma reabsorção óssea e uma queda de tecidos que podem ser aceleradas em pessoas que não fizeram nenhum tipo de tratamento ortodontico durante a adolescência ou infância quando necessário.

Os dentes e ossos da face quando estão posicionados de forma incorreta podem trazer um envelhecimento precoce. Os sinais mais comuns são apinhamentos dentários, flacidez, rugas, sulcos mais marcados, perda de suporte labial e de suporte nasal. 

O que é harmonização da face? Que profissional está habilitado para fazer a harmonização facial ?

-A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos realizados na face que tem como objetivo deixar o rosto com proporções mais equilibradas e em harmonia e não deve ser realizada por qualquer profissional. Para trazer equilíbrio ao rosto do paciente, é importante contar com um profissional especialista que domine os procedimentos estéticos como cirurgiões-dentistas especializados em harmonização orofacial, cirurgiões-plásticos e dermatologistas.

E o mais importante é a capacidade analítica do profissional: é preciso, antes de tudo, avaliar o paciente e entender quais serão as intervenções que vão trazer o resultado esperado e quando elas devem ser executadas.

Como funciona a harmonização do rosto? Quais são os novos recursos para a harmonização facial?

-Não existe um roteiro fixo: o rosto de cada pessoa é único e, dependendo de fatores como a idade e outras intervenções, as características que precisam ser equilibradas e ajustadas podem variar bastante.

Cada tipo de procedimento realizado no processo de harmonização facial tem um objetivo específico. Vou citar alguns:

Toxina botulínica

Os tratamentos com toxina botulínica, mais conhecida pelo nome comercial Botox®, são empregados com diversos objetivos na harmonização facial, desde a redução de rugas até a correção do sorriso gengival.

Preenchimento facial

É usualmente realizado com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio e tem o objetivo de amenizar marcas de expressão e corrigir contorno e volume do rosto, aumentando a simetria e proporcionalidade da face.

Lipo de papada Enzimática

A lipo da papada é o nome dado ao procedimento estético para eliminar o excesso de gordura submentoniana, ou seja, o famoso queixo duplo. Apesar do nome, não é exatamente uma lipoaspiração, mas sim a aplicação de ácido deoxicólico em um tratamento que pode durar até 6 sessões.

Bioestimulador

São substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele, promovendo a diminuição da flacidez e melhoria da pele. As substâncias mais utilizadas para este fim são: Hidroxiapatita de Cálcio e o Sculptra.

O que é feito na harmonização facial masculina ? Qual a diferença da feminina?

-É difícil dizer quais são os procedimentos mais indicados sem uma avaliação, pois hoje temos um arsenal de produtos e técnicas para serem aplicados. Mas é comum entre os homens, por exemplo, evidenciar o ângulo da mandíbula e deixar o formato do queixo mais quadrado. Já as mulheres preferem evidenciar a maçã do rosto e deixar os lábios mais definidos e volumosos.  

O que é toxina botulínica e quais são as indicações?

A toxina botulínica, o famoso Botox, se origina de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Ao ser injetada, a toxina atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completa. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do Botox é temporário. A toxina botulínica é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos, testa, nariz, queixo etc..

Essas marcas de expressão podem ser causadas pela contração dos músculos do rosto durante os anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo, exposição solar sem proteção etc..

Quanto custa a harmonização facial?

– Me fazem muito essa pergunta, mas não tenho como dizer sem uma avaliação. Pois tem paciente que precisa apenas de uma aplicação de toxina botulínica e outros, precisam tratar a pele com bioestimuladores, fios de pdo para sustentar, preenchimento, etc..

SERVIÇO : Dr. Diego Venturino – Avenida Olegário Maciel, 451/ sl 211 –

Shopping Barra Top – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro