7º Encontro de Vinil em Nova Friburgo acontece no sábado, 23 de julho
Após dois anos sem acontecer o evento presencial, o 7 º Encontro de Vinil em Nova Friburgo será realizado no dia 23 de julho (sábado), das 10h às 18 horas, no Espaço Babel (Arte, Bar & Café) localizado na Av. Galdino do Valle Filho, 09, no centro da cidade. O evento, que tem entrada franca, reunirá expositores também de Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Lumiar. Menor de 16 anos somente acompanhado de responsável.
Das 20h à 1h, no mesmo dia e local, haverá o Baile do Vinil, para quem quiser ‘esticar’ após o Encontro, um desejo antigo da produção, expositores e público. Os clientes dos expositores não pagarão a entrada e quem quiser aproveitar só o baile pagará o valor ‘simbólico’ de R$10,00. Os DJs Tee Cardaci e Alex Paz estarão no comando do som do baile, mas a produção já avisa que haverá mais novidades durante todo o dia.
Além dos discos de vinil, que é solicitado aos expositores que estejam em bom estado de conservação, alguns levarão outros artigos voltados à música. Scheila Santiago, por exemplo, realizadora dos encontros, firmou parceria com a a EcoModas e todos os banners dos anos anteriores estão sendo transformados em ecobags, estojos e chaveiros, que serão vendidos no evento; Deise Mello apresentará seus trabalhos em biscuit.
“Eu estava incomodada com aqueles banners sem utilidade e em 2020 eles já seriam reciclados, mas com a pandemia, o jeito foi fazer versões online do Encontro de Vinil, que estão publicados no meu canal no YouTube Na Rede com Scheila. Então, decidi não imprimir banner para esta edição. Vamos fortalecer as redes sociais para divulgar o evento, e o planeta agradecerá”, explica Scheila.
Ainda segundo a produção, discos de vinil arranhados ou com algum outro problema, que não sirvam mais para tocar, estarão na decoração e identificação do Espaço Babel, localizado próximo ao semáforo que fica em frente à Igreja Luterana. “Colocar discos no lixo deve ser a última da última opção! Podem não servir para tocar, mas podem ser aproveitados para trabalhos artesanais, utilitários… Inclusive doarei alguns para uma artista da cidade e outros pra EcoModas”, complementa Scheila.
Os encontros de vinil, que teve sua primeira edição em 2014, na Ponte da Saudade, têm como objetivo principal reunir os amantes da boa música, cada um com suas preferências. No local haverá um toca-discos que será ligado na hora que começar o evento e só para quando os expositores vão embora, ou seja, serão oito horas só escutando discos de vinil; mas pelo que tudo indica, este ano vai até a 1 hora da manhã, com o Baile do Vinil a partir das 20 horas.