Nesta segunda-feira,  20, será lançada oficialmente a 8ª edição do Prêmio Atitude Carioca no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma realização da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Concorrem ao Prêmio, empresas, instituições, personalidades e pessoas comuns que implementaram ações de fomento ao crescimento sustentável do estado.

Uma comissão interna da Caerj escolherá três finalistas em cada categoria e, posteriormente, um grupo de especialistas, chamado de Conselho de Notáveis, decidirá os vencedores.

Os indicados irão concorrer em 12 categorias: Empreendedor de Atitude; Quem faz Diferente; A Cara do Rio; Inovação Tecnológica; Impulsionando o Rio; Mulher de Atitude; Cidades Maravilhosas; Mãos Transformadoras; Lideranças Negras de Atitude; Orgulho LGBTQIA+; Sem Barreiras; e Destaque de Atitude do Rio de Janeiro. A última categoria é aberta ao voto popular para escolha da personalidade fluminense que deverá representar um dos setores político, empresarial, cultural, acadêmico, científico, artístico ou esportivo.

Há ainda uma categoria extra, criada esse ano para comemorar os 45 anos de fundação da Caerj: Personalidade de Atitude do Estado do Rio de Janeiro. Em comemoração ao Bicentenário da Independência, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, receberá o Troféu Francisco Cavalcante Pontes de Miranda na nova categoria. O chefe de Estado português confirmou presença na premiação que será em setembro, em data ainda a ser fechada.

“Vamos unir as celebrações, agradecer a Portugal, na pessoa do seu chefe de Estado, pelo seu papel inequívoco no desenvolvimento do Brasil e, em especial, do Rio de Janeiro. Isso é exatamente o espírito do Atitude Carioca, um prêmio mais humano e que foca pessoas”, explica Mario Scangarelli, diretor executivo da Caerj.