Um Ciclo de Oficinas de Roteiro – “Da ideia na cabeça ao projeto no papel” está sendo realizado em Nova Friburgo pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho, na Usina Cultural Energisa. No sábado, 19 de março, das 10h às 13h, Matheus Torreão abordará o tema “Pensando Personagens”, e das 14h30 às 17h30, Pedro França fala sobre “Narrativas com Propósito”. Para se inscrever e participar gratuitamente basta acessar o site www.ciclodeoficinas.com , lembrando que há pouquíssimas vagas.

 “Pensando Personagens”

Conceitos e ferramentas que nos ajudam a criar personagens ativos e originais, utilizando arquétipos e desafiando estereótipos.

– 19 de Março (sábado) das 10h às 13h

– Oficineiro: Matheus Torreão é roteirista. Dentre os trabalhos de maior destaque, escreveu a série Mister Brau, da Globo, e o Especial de Ano Todo com Clarice Falcão, da Netflix. É roteirista de duas novas séries para streaming, ainda em sigilo, e participa da sala de roteiro do projeto Narrativas Negras da ViacomCBS.

“Narrativas com Propósito”

A diversidade é elemento-chave para as mudanças urgentes no mundo. E se o audiovisual é também agente da sociedade é fundamental que esteja aplicada em todos os processos, sobretudo no roteiro. Pensar uma história é também compor a forma como se deve pensar o mundo.

– 19 de Março (sábado) das 14h30 às 17h30

– Oficineiro: Pedro França é diretor, roteirista, ator e jornalista, fundador da produtora Representa, focada em promover diversidade de corpos e narrativas. Assinou o roteiro da segunda temporada da série documental Quebrando o Tabu, para o GNT, além de programas de TV da Regina Casé, Angélica e Fabio Porchat. No momento finaliza seu segundo filme como diretor e roteirista, Corpolítica, previsto para ser lançado em 2022.