O Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN) e a Marinha do Brasil anunciaram o escritório carioca Danowski Design como vencedor do Concurso de Identidade Visual do Museu Marítimo do Brasil. As profissionais Sula Danowski e Nathalia Lepsch foram as criadoras da marca e manual, enquanto Ilana Paterman produziu o storytelling.

De acordo com o escritório Danowski Design, a logomarca tem como premissa central conectar Arte, Ciência e História, utilizando como fio condutor os mares e rios brasileiros. Por conta disso a letra “M” — presente nas iniciais de “Museu” e “Marítimo” — se destaca como ponto de partida para representar o movimento ondulatório e sinuoso das massas de água e do ecossistema.

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais. A previsão de inauguração da instalação é entre 2025 e 2026.