Quem inventou a Coxinha? Foi a La Benta?
Friozinho gostoso na serra, sexta-feira, início da noite e a La Benta envia o seu fantástico mix de coxinhas. Ohhhh! Verdade! A La Benta, um café versátil dos queridos Marcelo Arruda, Marcella Santos e Leonardo Lamblet, que ocupa o Espaço Arp, nas instalações da antiga Fábrica de Rendas Arp, no coração de Nova Friburgo, é a prova de que da gastronomia francesa à global, os hibridismos e as identidades inventadas vão definindo os novos conceitos culturais.
Mix de coxinhas? Como assim? Sim! Coxinhas que se renovam com recheios criativos e diversos. De frango, camarão, cogumelos, carne, queijo, siri…Tudo isso para o Festival Gastronômico Quatro Estações de Nova Friburgo.
Mas afinal de contas, quem inventou a coxinha? O professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, Paulo Veríssimo, revela que trata-se de uma receita adaptada da culinária francesa e que as referências ao salgado podem ser encontradas na obra de um famoso chef de cozinha francês, Antonin Carême (1784 – 1833), publicada no ano de 1843, em Paris. Você deve estar se perguntando: “Como assim francesa?” Pois é, o nosso quitute nasceu da deliciosa coxa-creme, que é francesa!
Mas ainda existem outras versões que parecem lendas. A primeira é que em meados da década de 1920, em São Paulo, em regiões que abrigaram grandes fábricas e trabalhadores, que precisavam se alimentar gastando pouco, era comum que barraquinhas oferecessem pedaços fritos de frango, como coxa, sobrecoxa e peito. Alguém teve a inusitada ideia de desfiar a carne do frango, envolver numa massa de batata, modelar na forma de uma coxa, fritar em óleo quente e em seguida vender em frente às fábricas.
A outra, é que o monarca D. João VI, apaixonado por coxas de frangos e diante da escassez da ave em determinada época, aprovou a criação do cozinheiro da Corte que, não tendo quantidades suficientes para servir, resolveu transformar uma galinha ‘inteira’ em coxas”.
Na verdade, não importa como foi. Seja quem for, nós só temos a agradecer por essa criação divina! Especialmente às coxinhas da La Benta que derretem na boca, quentinhas, crocantes e super-recheadas. Se bater aquela fome, já sabe! Só ligar para La Benta : (22) 99953-4332