San Sushi – Muito além do modismo gastronômico
Embalados pela memória afetiva friburguense, muitos acham que o nome SAN SUSHI é referência ao extinto hotel e bairro, Sans Souci (do francês, que significa despreocupado), sem notar que a escrita é SAN, um sufixo japonês que pode ser empregado em sinal de educação tanto para homem ou mulher, como forma de tratamento. Sobretudo aos mais velhos. Também é possível adicionar o sufixo SAN a uma descrição do trabalho como uma forma generalista de denominar alguém que exerça tal ocupação. SAN SUSHI, portanto, é o Senhor Sushi.
E não há como negar o talento desses irmãos, Zé e Chico, mestres da culinária japonesa, que se instalaram no Cônego e criaram ali um espaço para as mais diversas experimentações gastronômicas: o SAN SUSHI. É claro que com o auxílio luxuoso da Cris, esposa do Chico.
Para quem não sabe, o talento do Zé vai muito além das montanhas das serras fluminenses. Pude encontrar o Zé na Bahia, em 2011, sushiman estrelado do Restaurante Soho, melhor restaurante de comida japonesa de Salvador. Com sua vista linda, sua localização perfeita, adentrando o mar, e o Zé brilhando e acontecendo, com suas variações criativas de sushis e sashimis.
Mas como dizem os irmãos San Sushi, a culinária japonesa vai além do que está na moda, como os combinados, inclui os alimentos regionais e tradicionais do Japão, que se desenvolveram ao longo de séculos de mudanças políticas, econômicas e sociais.
“A cozinha tradicional do Japão, washoku, é baseada em arroz com sopa de missô e outros pratos. Os acompanhamentos geralmente consistem em peixes.”Diz Chico.
Na quinta-feira, fui presenteado com o mimo do San Sushi – o prato que criaram para o Festival Quatro Estações – Edição de Inverno , promoção do Pólo Gastronômico de Nova Friburgo. Este equilíbrio da japanese cuisine, destacado pelos irmãos, consiste em uma posta de salmão, recheada de catupiry, com molho de maracujá, arroz colorido e uma torre de legumes grelhados, que inspira um profundo mergulho na cultura gastronômica desse país.
Muito além dos modismos e da influência ocidental, o respeito aos sabores e aromas é fundamental quando falamos da cultura de um povo, e o San Sushi consegue este equilíbrio.