Tabagismo e coronavírus é tema do dia nacional de combate ao fumo deste ano
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Em 2020, trabalhamos o temaTabagismo e Coronavírus(Covid-19) . Isso porque o tabagismo — também considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — tem papel de destaque no agravamento da pandemia de Covid-19.
Fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido) — também pode facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade.
Além disso, o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência de infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Por isso, é possível dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19 e que é um agravante da doença: devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.
Em Nova Friburgo, o Programa de Controle do Tabagismo, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, atende uma grande demanda de indivíduos fumantes que vêm sendo sensibilizados sobre os malefícios do tabagismo. O atendimento, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e utilização do tratamento medicamentoso quando necessário, é realizado nas unidades de saúde, em grupos coordenados por profissionais de saúde capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde.
Unidades que oferecem o tratamento do tabagismo:
– Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune (Responsáveis: Leones/Carla)
– Posto de Saúde Dr. Waldir Costa/ Conselheiro Paulino(Responsável: Sandra)
– Unidades de Estratégia de Saúde da Família:
Olaria II (Responsáveis: Giseli/ Márcia) Olaria III (Responsável: Jean)
Nova Suíça (Responsável: Maíra)
Riograndina (Responsável: Carol)
Stucky (Responsável: Camilla)
Campo do Coelho (Responsável: Rochane)
Lumiar (Responsável: Renata)
São Pedro da Serra (Responsável: Denise)
Amparo (Responsável: Charlene)
Centenário (Responsável: Alba)
São
Lourenço (Responsável: Ana Paula)