Niksen: Uma prática holandesa em nosso cotidiano
Por Paulo Haridas
Uma coisa é certa: precisamos diminuir o ritmo. Seja pela vida agitada, o trabalho, os estudos, a família, enfim, a necessidade de diminuir o estresse é cada vez maior. Por isso, nestas linhas, partilharemos: Niksen (a arte holandesa de não fazer nada).
Carolien Hamming (diretora administrativa do CSR Centrum, um centro de tratamento holandês especializado na gestão do estresse e do esgotamento), destaca a necessidade de tirar um momento para não fazer nada. Hamming se refere ao Niksen, um estilo de vida holandês. Em holandês, “niks” significa “nada” e “niksen” literalmente significa “fazendo nada”. Ela define à revista Time: “O que podia ser confundido com preguiça, portanto, tem conotação positiva e um novo nome. Niksen significa “literalmente não fazer nada, ficar ocioso ou fazer algo sem qualquer objetivo”.
Nossa mente e corpo podem ser beneficiados pela prática do Niksen?
A diretora de treino no Greater Good Science Center, na Universidade da Califórnia, afirma que esta prática holandesa permite reduzir a ansiedade, retardar o envelhecimento e fortalecer o sistema imunológico. E mais ainda: aumenta a criatividade e pode ajudar a encontrar a solução para diversos problemas.
É fácil praticar o Niksen?
O mundo vive de um modo frenético, e tirar cinco minutos para “não fazer nada”, pode parecer um luxo. A proposta de ficar “parado” pode parecer simples, mas para muitas pessoas significa um desafio, até mesmo para quem tem tempo. Torna-se fundamental algum esforço, pois, a mente precisa ser educada. Os hábitos demoram para serem enraizados, porém, com um pouco de disciplina, é possível.
Segundo Hamming, o ideal é começar com poucos minutos, uma noite por semana. Posteriormente, pode-se aumentar a frequência e o tempo, com o objetivo do corpo/mente se acostumarem. Uma outra dica é diversificar os exercícios, isto é, a forma como você decide relaxar.
No capítulo quatro, do livro “Niksen. Abraçando a arte holandesa de não fazer nada”, Olga Mecking descreve uma forma de prática e os seus benefícios: “Mais uma vez estou no meu sofá. Dessa vez, não estou trabalhando, pensando ou lendo. Estou nikeseando, e está uma delícia. Eu me sinto relaxada, e é bom ficar só sentada aqui. De vez em quando sinto vontade de me levantar e cuidar das roupas, mas ignoro a vontade, pois, finalmente estou na zona do Niksen… Quando me levanto para trabalhar, um pouco mais tarde, as palavras fluem com mais facilidade, e eu até me vejo resolvendo rapidamente as minhas tarefas mais detestadas sem reclamar”.
Outros exemplos: fazer uma caminhada sem um objetivo específico, apenas experimentar o prazer de estar no agora ou simplesmente olhar pela janela, deixando a mente e os sentidos vagarem.
Uma orientação importante é afastar os equipamentos eletrônicos, o celular e se for nikesenear em casa, preparar o espaço para evitar distrações.
A arte de não fazer nada também se treina.
Bom Niksen para você! Haribol!
Paulo Haridas é Profissional de Educação Física, Massoterapeuta Oriental e Teólogo Contatos @pauloharidas pauloserafim@gmail.com ou (22) 999432441