O Grupo Moitará, reconhecido pela pesquisa na linguagem com as máscaras teatrais, estará apresentando seu último trabalho A BUSCA, versão bilíngue (Libras e português) nos dias 25 e 26 de abril em Nova Friburgo, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura.

O espetáculo contempla, de forma artística o encontro de duas culturas: surda e ouvinte, através da linguagem da máscara teatral. A peça, inspirada nos arquétipos femininos, revela a força pulsante que habita em todos os seres em relação com a natureza. Os fundadores do Moitará, Erika Rettl, atriz do espetáculo, e Venício Fonseca, diretor do mesmo, estão há três anos residindo em Lumiar, onde vislumbram a criação de uma sede do Grupo Moitará. Os objetivos são de ampliar suas pesquisas artísticas em relação com a natureza e o alcance dos seus trabalhos com a máscara teatral e com a acessibilidade cultural para todos os públicos.

Diante de um cenário nacional, onde 5% da população do Brasil se reconhece como surda, A BUSCA, versão bilíngue propõe uma acessibilidade cultural diferenciada onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) ganha destaque em cena. O intérprete de Libras e ator Jhonatas Narciso ocupa a cena junto com a atriz para que o público surdo se sinta verdadeiramente incluído na proposta artística. Depois da apresentação do 25 de abril (quinta-feira) acontecerá uma roda de conversa sobre acessibilidade cultural de qualidade com a equipe artística e o ator surdo Ricardo Boaretto.

O espetáculo recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura de Nova Friburgo, e conta com a realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo. Estará em cartaz em Nova Friburgo antes de continuar para uma temporada no Rio de Janeiro.

Serviço:

Nova Friburgo

Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura – 710 Praça do Suspiro – Centro, Nova Friburgo – RJ, 28625-490

Datas: quinta 25 e sexta 26 de abril

* Depois da apresentação do 25 de abril terá roda de conversa.

Horário: 20 horas

Contribuição: ingressos em troca de 1 kg de alimento não perecível