A importância da mentoria na qualidade de vida de empresários da gastronomia
Só os empreendedores sabem os desafios que enfrentam diariamente para ter uma empresa lucrativa, já que uma série de situações e obstáculos surge no meio do caminho. Porém, criar um modelo de gestão não é simplesmente sobre números, e sim uma jornada pessoal. “Uma mentoria navega por conceitos-chave como visão estratégica, excelência operacional e liderança transformadora. Sem estas bases sólidas, um negócio dificilmente alcançará todo o seu potencial”, explica Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café e a primeira turnê do Circo de Soleil para o Brasil.
A mentoria pode auxiliar de forma estratégica, tornando um estabelecimento comum em um empreendimento autogerenciável, trazendo lucro e qualidade de vida. Segundo o empresário, mentor da Politi Academy, que já auxiliou mais de 3.000 donos de bares e restaurantes, é necessário traçar metas claras para compreender onde chegar e visualizar o processo. Com os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é possível monitorar a jornada, ajudando na tomada de decisões com base em dados concretos.
Quando um empresário procura por mais tempo e qualidade de vida, é de suma importância ter uma equipe capacitada, sendo assim, um mentor pode ensinar como cultivar uma cultura de excelência e comprometimento, alinhando funcionários aos objetivos do negócio. Os treinamentos contínuos e o processo de feedback garantem que todos estejam remando na mesma direção.
Para usufruir da liberdade em um negócio é preciso prosperar com ou sem a presença constante do proprietário. Para isso é necessário ter processos bem definidos e seguidos à risca, garantindo que o estabelecimento seja uma máquina bem-oleada, atendendo às expectativas dos clientes e mantendo a qualidade de serviço constantemente.
Uma mentoria também oferece técnicas para aprimorar o domínio do CMV (controle da mercadoria vendida), peça-chave na lucratividade do negócio. Uma avaliação minuciosa de cada ingrediente que entra na cozinha pode impactar na qualidade e no custo, ajudando na definição de preços e na identificação de possibilidades de cortes, sem interferir na qualidade dos pratos. A análise de desperdício também é essencial e, por meio de treinamentos e conscientização da equipe, é possível criar um ambiente onde cada grama conta.
A mentoria, quando implementada corretamente, reformula a estrutura do negócio, induzindo a uma gestão que se sustenta independentemente – concedendo tempo livre. “Entender o valor de ter ao seu lado uma mentoria especializada é compreender que cada decisão no restaurante impacta diretamente na rotina, na liberdade e, claro, nos lucros”, explica Politi.
Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.