Só os empreendedores sabem os desafios que enfrentam diariamente para ter uma empresa lucrativa, já que uma série de situações e obstáculos surge no meio do caminho. Porém, criar um modelo de gestão não é simplesmente sobre números, e sim uma jornada pessoal.  “Uma mentoria navega por conceitos-chave como visão estratégica, excelência operacional e liderança transformadora. Sem estas bases sólidas, um negócio dificilmente alcançará todo o seu potencial”, explica Marcelo Politi, responsável por trazer as operações do Hard Rock Café e a primeira turnê do Circo de Soleil para o Brasil.

A mentoria pode auxiliar de forma estratégica, tornando um estabelecimento comum em um empreendimento autogerenciável, trazendo lucro e qualidade de vida. Segundo o empresário, mentor da Politi Academy, que já auxiliou mais de 3.000 donos de bares e restaurantes, é necessário traçar metas claras para compreender onde chegar e visualizar o processo. Com os indicadores-chave de desempenho (KPIs) é possível monitorar a jornada, ajudando na tomada de decisões com base em dados concretos.

Quando um empresário procura por mais tempo e qualidade de vida, é de suma importância ter uma equipe capacitada, sendo assim, um mentor pode ensinar como cultivar uma cultura de excelência e comprometimento, alinhando funcionários aos objetivos do negócio. Os treinamentos contínuos e o processo de feedback garantem que todos estejam remando na mesma direção.

Para usufruir da liberdade em um negócio é preciso prosperar com ou sem a presença constante do proprietário. Para isso é necessário ter processos bem definidos e seguidos à risca, garantindo que o estabelecimento seja uma máquina bem-oleada, atendendo às expectativas dos clientes e mantendo a qualidade de serviço constantemente.

Uma mentoria também oferece técnicas para aprimorar o domínio do CMV (controle da mercadoria vendida), peça-chave na lucratividade do negócio. Uma avaliação minuciosa de cada ingrediente que entra na cozinha pode impactar na qualidade e no custo, ajudando na definição de preços e na identificação de possibilidades de cortes, sem interferir na qualidade dos pratos. A análise de desperdício também é essencial e, por meio de treinamentos e conscientização da equipe, é possível criar um ambiente onde cada grama conta.

A mentoria, quando implementada corretamente, reformula a estrutura do negócio, induzindo a uma gestão que se sustenta independentemente – concedendo tempo livre. “Entender o valor de ter ao seu lado uma mentoria especializada é compreender que cada decisão no restaurante impacta diretamente na rotina, na liberdade e, claro, nos lucros”, explica Politi.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.