O desenhista Mauricio de Sousa participou de um bate-papo online na estreia da exposição interativa “A Turma da Mônica em Moçambique – Configurando o Futuro”, dia  8. Com entrada gratuita aos visitantes, a mostra estará em exibição nos dias 8, 15 e 22 de outubro, das 10h às 15h, no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, Moçambique.

Realizado pela JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), pela Embaixada do Brasil em Moçambique e pelo Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), o projeto tem o objetivo de celebrar duas grandes uniões: os laços entre Brasil, Japão e Moçambique, e a amizade do cartunista brasileiro com Osamu Tezuka, criador da linguagem do mangá no Japão. A exposição, que já foi montada em Tóquio, traz imagens e pinturas dos personagens da Turma da Mônica, Astro Boy e dos seus autores. A amizade entre os desenhistas rendeu trabalhos conjuntos entre os dois estúdios, que já foram publicados no Brasil e futuramente serão publicados no Japão.

Além das obras em exposição – que tem a parceria nipo-brasileira como tema central – o evento também contará com atividades para as crianças, como exibição de filmes da Turma da Mônica, pinturas, distribuição e leituras de livros.