Referência na cena da música contemporânea na cidade, grupo retoma suas atividades presenciais em concerto com estreias mundiais e brasileiras

Foto: Jackeline Nigri

Principal grupo de música de câmara contemporânea no Rio de Janeiro – fundado na França em 2005 pelo saxofonista, professor e pesquisador carioca Pedro Bittencourt – o ABSTRAI ensemble, retoma presencialmente suas atividades com um concerto especial na Sala Cecília Meireles, sábado, 11, às 19h.

Com um programa variado, tanto quanto à estética musical quanto às formações camerísticas, o grupo irá apresentar estreias mundiais e estreias brasileiras de obras dos compositores brasileiros Alexandre Lunsqui, Maurício de Bonis, Arthur Kampela, Acácio Piedade e Rodrigo Cicchelli. No programa, o ABSTRAI ensemble também irá interpretar dois compositores “clássicos” alemães do século XX: Anton Webern (1883-1945) e Karlheinz Stockhausen (1928-2007).

O grupo é integrado por instrumentistas e compositores de renomada carreira e se dedica ao repertório musical dos séculos XX e XXI, principalmente em colaboração com compositores vivos (brasileiros e estrangeiros) e expoentes do século XX. Além de peças musicais instrumentais e vocais, o grupo utiliza regularmente nos seus concertos as últimas tecnologias digitais, na eletroacústica e na música mista.

Mais informações: http://salaceciliameireles.rj.gov.br/programacao/2021-11-dez-2021-festival-sala-contemporanea-abstrai/