Águas de Nova Friburgo garantem a qualidade da água distribuída à população
Até 2022, serão investidos mais de 100 milhões de reais em obras e modernização dos sistemas
Ao contrário dos problemas enfrentados pelos moradores de diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias com o abastecimento de água, Nova Friburgo se destaca pelos importantes investimentos realizados pela concessionária em equipamentos e processos de tratamento e monitoramento da água de ponta.
Em 2019, foram investidos mais de 22 milhões de reais em modernização de Estações de Tratamento de Água (ETAs), novas redes distribuição, além da implementação de um rigoroso sistema de controle de perdas. Atualmente, a tecnologia de floto-filtração, aplicada no tratamento da água na ETA Debossan, é referência para todo o país e garante água de qualidade para cerca de 50 mil habitantes.
“Realizamos mais de 150 análises da qualidade da água em diversos pontos da cidade, além do monitoramento dos parâmetros de qualidade nas ETA´s, a cada duas horas. As amostras apresentam resultados satisfatórios e atendem aos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Nova Friburgo está acima da média nacional na oferta de água tratada, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria Nacional de Saneamento (SNS), e atende a mais de 99% da população urbana”, destaca o superintendente da concessionária, João Henrique Sá.
Ainda segundo o superintendente, 12 Estações de Tratamento de Água produzem cerca de 40 milhões de litros de água tratada por dia, um total de 15 bilhões de litros por ano e ressalta que a empresa conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora e controla as operações de abastecimento de água na cidade, desde a captação até a distribuição, com o objetivo de assegurar que a água chegue nas melhores condições na torneira das casas.
“Trabalhamos 24 horas por dia para cumprir a missão do Grupo Águas do Brasil: prestar serviços de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto com excelência operacional e promover uma melhor qualidade de vida para população”, finalizou João Henrique.