A concessionária Águas de Nova Friburgo deu início, nesta sexta-feira (21), à 13ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água, com uma capacitação para professores, diretores e responsáveis pedagógicos da Rede Municipal de Educação. O evento, realizado no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, marcou o começo das atividades do projeto, que tem como objetivo promover a educação ambiental nas escolas.

Realizado em parceria com as secretarias de Educação e Cultura, o concurso envolve cerca de oito mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo turmas do programa Superando Índices e Garantindo Aprendizagens (SIGA). A iniciativa mobiliza aproximadamente 70 escolas e mais de 450 profissionais da educação anualmente.

Com o tema “Lendas e Histórias sobre a Água”, os alunos produzirão trabalhos em sala de aula, e os melhores projetos de cada ano escolar serão premiados. Além dos estudantes, professores e escolas também receberão reconhecimento. Os educadores responsáveis pelos melhores planos de aula — que incentivem a criatividade dos alunos na produção de desenhos e textos de até cinco linhas — serão homenageados pelo trabalho desenvolvido.

O concurso tem início sempre em março, em celebração ao Dia Mundial da Água (22/03). Para lançar a edição deste ano, a concessionária promoveu um bate-papo sobre a história do município, meio ambiente e educação. O encontro contou com a participação da educadora ambiental Lia Caldas, que abordou o uso da criatividade e atividades expressivas para engajar os alunos. A jornalista e historiadora Janaina Botelho trouxe um olhar histórico sobre os rios que cortam a cidade, e a diretora da Águas de Nova Friburgo, Danielle Moreira, destacou os avanços no saneamento do município.

“O Concurso Cultural é uma iniciativa consolidada ao longo dos anos. A cada edição, preparamos uma programação especial para falar sobre a preservação da natureza, o cuidado com a água e o meio ambiente para centenas de crianças. Acreditamos no poder transformador da educação e investimos nisso”, ressalta Danielle Moreira.

Os trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula até o final de maio, e a premiação está marcada para o dia 26 de junho, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, onde alunos, professores e escolas vencedoras serão homenageados.