Alexandre Bianchini, presidente do Grupo Águas do Rio./ Divulgação.

Em 1º de novembro de 2021, a Concessionária Águas do Rio assumiu a operação que era da Cedae em 124 bairros da capital e 26 municípios fluminenses. Passados cem dias, foram muitas as conquistas e as obras como a instalação de 13 quilômetros de rede de água nas cidades de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e 3º distrito de Saquarema.

Um dos destaques tem sido o atendimento itinerante que vem sendo realizado pelas equipes do programa Vem Com a Gente (VCG) agilizando os resultados e resgatando o sentimento de pertencimento da população

No programa Vem Com a Gente, já conhecido como VCG, os agentes de saneamento vão de porta em porta, fazendo uma espécie de censo, onde atualizam os dados cadastrais, como a titularidade, vistoriam as redes de água e de esgoto existentes e se for necessário executam reparos e melhorias. Os agentes da Águas do Rio fazem novas ligações no sistema formal e promovem a inclusão na tarifa social. Mais de 13 mil visitas já foram concluídas e 1,6 mil famílias foram contempladas com a tarifa social.

O Programa Afluentes, que tem como objetivo promover a integração entre os líderes comunitários e a concessionária, estabelece um canal direto de comunicação com a população para dar mais agilidade na prestação dos serviços de água e esgoto. Mais de 400 lideranças comunitárias interagem com a Àguas do Rio por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp e cerca de 300 serviços já foram executados nas comunidades.