Natural de Itaocara, Alaôr Eduardo Scisínio foi o  grande homenageado da Nikitikitikeru, mostra que reúne 20 poetas, haicaistas, artistas plásticos, escultores e fotógrafos, com curadoria de Paulo Roberto Cecchetti.

A vernissage aconteceu na última sexta-feira, 8,  no saguão da Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí.

O professor e escritor Alaor Eduardo Scisinio veio jovem de Itaocara para Nova Friburgo e , depois, para Niterói. Uma grande figura humana e dono de um sorriso arrebatador, ele engrandeceu o mundo jurídico e a cultura fluminense.

O grande mestre e escritor Alaôr Scisínio

“De uma inteligência fulgurante e de um conhecimento jurídico acima do normal, advogava sem ter diploma.” Destacou o jornalista Gilson Monteiro em sua coluna.

Foi professor de Direito Comercial da UFF, UFRJ e SUESC; membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, secretário de Cultura de Niterói e procurador geral do município. Foi membro da Academia Friburguense de Letras – AFL e hoje dá nome à rodovia RJ-152, que liga Cantagalo a Itacoara.

Grande defensor dos negros, entre os livros que escreveu destacam-se o “Dicionário da Escravidão”, “Um tupiniquim na terra do sol nascente” e “Itaocara”.