O holandês Baruch de Spinoza./ Foto: Reprodução.

Por Igor Arraes

Albert Einstein, sempre que indagado sobre acreditar ou não em Deus, respondia:

“ Eu acredito no Deus de Spinoza, que se revela na harmonia de tudo que existe.”

No dia 24 de novembro de 1632, nascia o filósofo que, além de ensinar a maior mente de todos os tempos sobre o conceito de Deus, também inspirou os maiores filósofos de todos os tempos, como Schopenhauer, Nietzsche e Kant.

O holandês Baruch de Spinoza foi uma das primeiras pessoas a contestar a Bíblia, pois, sabiamente, afirmava que ela não foi ditada por Deus, mas, sim, escrita por mãos humanas; e nós, humanos, sempre fomos passíveis de erro, tanto de escrita e interpretação, como erros propositais, tais quais modificações propositais nas escrituras sagradas para benefício próprio.

Para Spinoza, Deus era, simplesmente, as leis do universo. Ele dizia:

“Não procure por Deus em milagres! Milagres são uma violação das leis da natureza. Deus é melhor entendido no estudo dessas leis.”

O autor: Igor Arraes de Alencar é friburguense. Aficionado por Geografia e História, já rodou por mais de 50 países nos quatro cantos do mundo. Também amante de Português, Matemática, Química, Biologia, Física e Astronomia, escreve sobre fatos históricos e curiosidades da vida, unindo a Arte à Ciência, mesclando todas essas matérias que ama.