Foto: Reprodução

Nova Friburgo é de todos os povos e cada um tem sua importância. Tenho carinho especial pelos árabes, gente que admiro, com quem convivi e convivo desde a infãncia, amigos de uma vida inteira.

Turcos, libaneses, árabes, não importa o nome que damos, e a historiadora Janaina Botelho explica: “A chegada dos libaneses ao Brasil e em Nova Friburgo foi a partir do último quartel do século 19. Como viviam sob o domínio turco-otomano, os passaportes dos libaneses eram expedidos por esse governo, e por isso, a população os chamavam de turcos.”

Na memória afetiva eu guardo os Nader, Gastim, Zarife, Abicallil, Abdo, Abinasser,  Abi-Râmia, Assum, Aucar, Badin, Barucke, Bechara, Beyruth, Calil, Carim, Chaloub,  Chicre, Deccache, Estefan, El-Jaick, Fadel, Farah, Feres, Gervásio, Hissi, Ibrahim, Iunes, Kazan, Miled, Mussi, Nacif, Namen, Noé, Saade, Sader, Saleme,  Salomão,  Sarruf,  Tanusse, Theme, Tupogi, entre outros tantos…abriria uma capítulo sobre cada uma dessas famílias amigas.

Agora, o mais novo dos Kazan, o Alex, num trabalho de quase arqueologia, foi buscar em suas origens receitas de seus ascendentes e iniciou um projeto gastronômico, o Ali Babá Comida Árabe, com as alquimias de temperos, aromas e sabores que só quem conhece e provou pode contar.

Essa é uma das dicas do site para o Dia dos Namorados. Vale conferir: Ali Babá (22) 99231 4691