Por Matheus Oliveira

A alimentação é muito importante antes e depois de uma cirurgia plástica, pois ajuda a preparar o organismo e a acelerar a recuperação. Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode: Reduzir o risco de complicações, acelerar a recuperação, promover a cicatrização, controlar a inflamação, prevenir infecções. No entanto, é preciso evitar alimentos que possam comprometer a cicatrização e a recuperação. Por outro lado, é importante consumir alimentos que ajudem na recuperação.

– Genética pode ajudar a diagnosticar doença céliaca e intolerância á lactose

O que comemos influencia diretamente indiretamente o que agente é.  É o que explica a nutrigenômica, ramo da saúde que estuda a interação entre nutrição e a genética. Um dos grandes exemplos da utilidade do estudo da nutrigenômica é dos testes genéticos é o diagnóstico de casos de doença celíaca, que é uma intolerância grave ao glúten. Apesar do paciente ter chances de desenvolver a condição conforme exposto ao glúten presente em derivados do trigo como pães e massas, 70% do componente da doença celíaca é genético. Saber que você tem uma predisposição e isso te induzir a reduzir o consumo de glúten, com certeza pode evitar o desenvolvimento da doença celíaca. O mesmo é valido para a intolerância á lactose. Algumas pessoas produzem peal vida toda uma enzima que quebra o leite, outras pessoas acabam por perder essa produção dessa enzima, então o açúcar do leite acaba sendo degradado por bactérias, gerando uma série de sintomas, como mal-estar, dor abdominal e diarreia, citando os principais. Existem também uma série de outras condições que, se descobertas com um teste genético, podem melhorar a qualidade de vida do paciente.

– Ela não é um medicamento, e sim um alimento: conheça os benefícios da Maca Peruana

Lepidium meyenii, é o nome científico do fitoterápico – Maca Peruana, é uma raiz de origem Andina, que hoje é amplamente cultivada no Peru e na China. Ela serve para ajudar em várias questões relacionadas a saúde como um todo. A Maca é composta por vitaminas C, B6, proteínas, fibras e minerais essenciais, como por exemplo, cobre, ferro, fósforo, zinco, magnésio, potássio manganês além de carboidratos e pequenas quantidades de ômega 3 e 9. Por isso ela ganhou grande destaque como um suplemento nutricional, além de sua influência no aumento da libido e da fertilidade de homens e mulheres.

– Alimentação pode ajudar no controle e na prevenção da síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge devido a grandes cargas de trabalho, pressão, estresse e desgaste físico e mental. Geralmente é devido ao excesso de trabalho, competitividade e responsabilidade. No entanto, a alimentação pode ajudar no controle e na sua prevenção. Isso porque, tudo o que comemos afeta o nosso sistema nervoso e, consequentemente nossas emoções. A comida interage com nossas células e bactérias e, ao chegarem no nosso intestino, há um envio de sinais ao cérebro que nos faz liberar hormônios que aumentam ou diminuem estresse e a ansiedade, ou o bem-estar. Além disso, a alimentação sofre influência de mudanças no estilo de trabalho, estando relacionadas ao ganho de peso e ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares. Para isso, busque ajuda de um profissional de nutrição, para orientar numa alimentação rica em frutas, vegetais, carnes magras, alimentos orgânicos e, evite o excesso de leites, trigo, carboidrato refinados, açucares e realize atividades físicas.  Outro motivo é o aumente da inflamação: para isso, usamos a estratégia de consumir grãos integrais e a suplementação de vitamina B3.

– De bom humor e um sono tranquilo: os benefícios da vitamina B3

A vitamina B3, é uma vitamina do complexo B, que desempenha diversas funções no organismo, como: contribui para o metabolismo, convertendo proteínas, gorduras e lipídeos em energias, ajuda a diminuir o colesterol sanguíneo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, importante na conversão do triptofano em serotonina, um neurotransmissor que controla o humor e o sono, ajudando a controlar o estresse, melhora a circulação sanguínea e a saúde da pele e, ajuda a prevenir a diabetes. Alimentos fontes de Vit. B3: fígado, aves, carnes magras, leites, ovos, frutas secas, cereais integrais, legumes, frutas e verduras. Suplementação de vit. B3: recomendação diária de 16 mg para homens e 14 mg para mulheres adultas.

– Momento Confort Food – Alimentos e receitas que abraçam: Comidas nostálgicas 

O termo Comfort food, indicado em português como “comida do conforto”, faz referência a todo alimento ingerido com o objetivo de melhorar o bem-estar ao promover alegria, nostalgia, conforto emocional ou até mesmo alívio da dor. Os alimentos considerados Comfort Food variam conforme a experiência de cada pessoa. Contudo uma pesquisa realizada com 264 estudantes de graduação de uma universidade dos Estados Unidos categorizou os tipos de Comfort Food.

1° categoria – Comida Nostálgica: essa categoria foi associada a pessoas que estavam desconectadas de sua família oi de sua terra natal. Por exemplo, um brasileiro que mora no exterior pode associar um prato de feijoada as lembranças do seu país de origem. Além da relação de identidade cultural, as comidas nostálgicas também podem remeter a lembranças gostosas do passado, como um mingau quentinho que lembra a infância. Oiu uma tradicional macarronada de domingo partilhada em família.