Paulo Haridas, Massoterapeuta Oriental e Teólogo.

Os Chakras, que significam “rodas de luz”, são pontos energéticos espalhados pelo corpo e que podem estar alinhados ou não. O alinhamento dos chakras pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas nesse momento tão crítico?

Sem a pretensão de esgotar o tema sugerido, separei alguns pontos à nossa reflexão. Os chakras são centros energéticos distribuídos pelo corpo, o termo tem origem no sânscrito e significa “roda”. Estes estão em movimento e a comunicação dos mesmos se dá através de canais denominados “nadis”. Muitas escolas terapêuticas consideram os chakras como “centros magnéticos vitais” e por fazerem parte do corpo sutil do ser humano, exercem influências significativas na saúde e no comportamento. Uma dessas escolas considera a existência de 80 mil centros energéticos, trabalhando na manutenção do nosso ser. Os mais conhecidos e utilizados são 7, localizados ao longo da coluna vertebral.

Cada centro energético atua em áreas específicas, incluindo as glândulas do sistema endócrino. Neste sistema, elas se dividem entre glândulas que produzem substâncias que são secretadas pelo corpo, chamadas exócrinas, e as que produzem substâncias que são liberadas na corrente sanguínea, conhecidas como endócrinas. A harmonização entre as funções corporais está diretamente ligada ao “alinhamento dos chakras.

O equilíbrio ou o balanceamento de cada centro de força pode ser trabalhado com a utilização de diversas técnicas: reiki, terapia com cristais, cromoterapia e etc. Em meus atendimentos online ou de forma presencial, utilizo 2 ferramentas principais: o I Ching e o Balanceamento Energético. Tudo vai depender da linha de tratamento com o qual cada um se identifica. Cada Chakra tem sua cor, seu mantra, sua pedra, podendo ser um caminho integrativo interessante de tratamento.

Paulo Haridas é Profissional de Educação Física, Massoterapeuta Oriental e Teólogo Contatos @pauloharidas pauloserafim@gmail.com  ou (22) 999432441