Arco do Triunfo (“Arc de Triomphe”) / Reprodução

Por Igor Arraes

No dia 18 de fevereiro de 1806, se iniciava a concepção de um dos monumentos mais famosos do mundo: o Arco do Triunfo (“Arc de Triomphe”)

Tudo começou quando o imperador francês Napoleão Bonaparte decidiu construir um monumento em homenagem à vitória que teve contra o exército austro-russo, um ano antes, na atual República Tcheca – A Batalha de Austerlitz (uma de suas mais importantes batalhas)

Em arquitetura neoclássica, o Arco do Triunfo foi inspirado na arquitetura romana. Ele possui 49,54m de altura por 45m de largura e 22,21m de profundidade. Há uma estátua em cada um de seus quatro pilares e, dentro, há um museu que explica sua história e construção.

Situa-se em Paris, na praça Charles de Gaulle, no extremo oeste da avenida Champs-Élysées.

É possível subir ao teto, de onde se tem uma vista panorâmica da Cidade Luz.

O autor: Igor Arraes de Alencar é friburguense. Aficionado por Geografia e História, já rodou por mais de 50 países nos quatro cantos do mundo. Também amante de Português, Matemática, Química, Biologia, Física e Astronomia, escreve sobre fatos históricos e curiosidades da vida, unindo a Arte à Ciência, mesclando todas essas matérias que ama.