Foto: João Bosco

Movido por uma paixão de longa data pela literatura e fonte de uma experiência de 30 anos dedicados à arte de contar histórias, o ator e contador Laerte Vargas materializa seu sonho em Nova Friburgo: a Tangolomango, uma sala de leitura e livraria especialmente pensada para crianças e jovens leitores. Mais do que um empreendimento comercial, o espaço surge com o propósito de fomentar o hábito da leitura e resgatar a magia da hora do conto.

Laerte Vargas, que ministrou oficinas em todo o país pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), trará sua experiência para a Tangolomango, realizando narrações e leituras de contos populares todos os sábados. “A contação de histórias é o livro vivo que ganha voz e movimento, um livro pulsante que interage diretamente com a criança, despertando sua imaginação e curiosidade. É a primeira grande ponte para o livro impresso”, enfatiza Laerte Vargas, responsável pela Tangolomango.

A arte de contar histórias transporta as crianças para diferentes realidades, estimulando a imaginação, desenvolvendo o intelecto, evidenciando as emoções e estabelecendo importantes vínculos. “Através do faz-de-conta, conduzimos a criança no aprendizado da vida, transmitindo valores éticos, conhecimentos culturais e tantas outras lições de forma lúdica e afetiva. A contação de histórias é uma ferramenta poderosa para despertar o interesse pela leitura e formar cidadãos mais críticos e criativos”, completa Laerte Vargas.

Espaço será inaugurado no sábado

A inauguração da Tangolomango será no dia 10 de maio, das 15h às 18h, na Galeria União (Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13), promete ser uma celebração da literatura e da cultura. O evento contará com a apresentação do violonista Reinaldo Queiroz, do projeto Casa dos Saberes, de São Pedro da Serra com músicas inspiradas nas cirandas populares. Em seguida, Laerte Vargas dará voz ao conto “Rumpelstilttskin”, dos Irmãos Grimm, através de sua envolvente contação de histórias. E todo o acervo estará com desconto de 20% para pagamento à vista, somente do dia da inauguração. As crianças presentes também poderão desfrutar de pipoca e outras surpresas.

A Tangolomango

Ao cruzar a porta da Tangolomango, o visitante é convidado a embarcar em uma jornada fantástica, onde as páginas dos livros se abrem como portais para infinitas possibilidades de exploração do tempo e do espaço. Com um acervo cuidadosamente selecionado de mais de 800 títulos, a livraria oferece um universo literário rico e diversificado para o público infantil e para o jovem leitor, reunindo desde os clássicos mitos e lendas até contos tradicionais e obras especialmente voltadas para a primeira infância,  crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o público adolescente. “Mais do que um ponto comercial, a Tangolomango nasce com a missão de estimular o prazer da leitura e reviver a arte de contar histórias, seja em casa, fortalecen do os laços familiares, ou na escola, como uma valiosa ferramenta pedagógica”, explica o responsável pelo espaço.

O ambiente da Tangolomango é acolhedor, com tapetes macios e almofadas convidando ao relaxamento e à leveza. As prateleiras baixas foram pensadas para facilitar o acesso dos pequenos leitores ao vasto acervo. “As pessoas podem simplesmente pegar um livro, sentar e mergulhar na leitura. Essa interação livre é um dos nossos grandes diferenciais”, destaca Laerte Vargas.

Livros para todos os gostos e idades

A curadoria dos títulos disponíveis na Tangolomango reflete a vasta experiência de Laerte e contou com a expertise da educadora pós-graduada em literatura infantil, Tânia Damásio Rocha,  proprietária do Espaço Aberto, em Ipanema.  A prioridade foi dada a publicações que, além de textos de qualidade, apresentam um primoroso trabalho de ilustração, reconhecendo a importância da estética visual no despertar do interesse literário nas crianças.

 A diversidade do acervo busca agradar a todos os gostos e idades. Um dos destaques são os livros que exploram as ricas narrativas das lendas brasileiras e de outros cantos do mundo, como as histórias que revelam as raízes africanas e indígenas da nossa cultura popular.

 Para os apaixonados por quadrinhos, a Tangolomango oferece títulos que traçam a história dos gibis dos super-heróis e seus bastidores. A inclusão também marca presença, com obras que abordam temas relevantes para educadores e pais, como o Transtorno do Espectro Autista e a aceitação das diferenças, utilizando uma linguagem lúdica para a conscientização infantil. As emoções humanas são exploradas sob a perspectiva infantil, auxiliando as crianças a identificar e compreender seus próprios sentimentos. A primeira infância recebe atenção especial, com livros que estimulam a coordenação sensorial e a função cognitiva, facilitando o aprendizado das primeiras palavras e a compreensão do mundo ao redor.

Jogos educativos e os clássicos Legos também encontram seu espaço na Tangolomango, unindo aprendizado e diversão. A equipe da livraria estará à disposição para oferecer orientação personalizada na escolha dos títulos mais adequados a cada faixa etária e interesse.

Clube do Livro

 Em uma homenagem a Giovanni Cassano, da saudosa livraria Giovanni Livros, que marcou a juventude de muitos friburguenses, Laerte Vargas revive a iniciativa do Clube do Livro, agora batizado de Clube do Livro Cascudo, em referência ao renomado folclorista, Luís da Camara Cascudo. O clube oferecerá descontos aos associados com idade entre 8 e 14 anos, com o objetivo de seguir o legado de Giovanni e contribuir para a formação de novos leitores. “Assim como Giovanni fez comigo e com a minha geração, nosso intuito é plantar a semente do amor pela leitura nas novas gerações”, salienta Laerte Vargas.

A Tangolomango também se configura como um espaço para cursos e workshops voltados para pais e educadores, peças fundamentais na formação de leitores. A livraria promoverá bate-papos com pais, avós e educadores sobre a importância das histórias tradicionais no desenvolvimento infantil, lançamentos de livros e encontros com leitores, mediados pela educadora especialista em projetos literários, Vera Veronesi. “A parceria entre família e escola é essencial para o sucesso na formação de novos leitores. É fundamental que esses dois núcleos se complementem, tendo o leitor como objetivo central”, afirma Vera Veronesi.

Para Laerte Vargas, todas as histórias tradicionais, de origem oral, são valiosas para o desenvolvimento infantil. “Elas abordam, em uma linguagem simbólica, os desafios da nossa jornada humana. Esses contos nos levam a reflexões profundas sobre nossas decisões e padrões de comportamento. A riqueza desse material é impressionante: encontramos histórias que tratam de temas complexos, oferecendo, de forma metafórica, ferramentas para a compreensão e o enfrentamento das questões da vida”, finaliza Laerte, com a certeza de que a Tangolomango será um celeiro de novos leitores e um espaço de encontro para amantes da literatura de todas as idades.

Serviço:

Inauguração Livraria Tangolomango

Data: 10 de maio de 2025

Horário: 15h às 18h

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União – Centro

Atrações:

A abertura do evento será com o violonista Reinaldo, responsável pela Casa dos Saberes, projeto que atende escolas em São Pedro da Serra, com músicas inspiradas nas cirandas populares

Depois, Laerte Vargas dará voz ao conto: Rumpelstilttskin, dos Irmãos Grimm, através da contação e leitura de histórias.

Todo o acervo estará com 20% de desconto para pagamento à vista, somente no dia da inauguração.

As crianças também poderão saborear pipocas com mate e e outras surpresas.