Bruno Boaretto e a Secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Bonan./Foto: Raphael Oliveira

“Auxílio Macuco” vai beneficiar cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade

Aprovada pela Câmara Municipal, a Lei Nº 1012/2021 institui o “Auxílio Macuco”, programa de transferência de renda para cidadãos e famílias em vulnerabilidade social, criada pelo prefeito Bruno Boaretto.

Anunciado esta semana pelo prefeito e sua secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Bonan,  o “Auxílio Macuco” será destinado aos usuários dos serviços de assistência social que não tiveram acesso a outros programas de transferência de renda dos governos Federal e Estadual, como Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil (Bolsa Família) e Supera Rio. O benefício terá o valor mensal de R$ 180,00 e será concedido temporariamente, estando sujeito a avaliações técnicas antes e no decorrer do auxílio.

 Para receber o benefício, indivíduos e famílias deverão cumprir algumas regras previamente estabelecidas, como possuir uma renda per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo; não estar cadastrado em nenhum outro programa de transferência de renda; e residir em Macuco há pelo menos três anos. Durante o processo beneficiário, caso haja algum descumprimento previsto por lei, os valores poderão ser bloqueados.

Depois de cadastrado e aprovado, o usuário terá autonomia para adquirir os bens de consumo conforme suas necessidades mensais, utilizando o cartão do programa para adquirir medicamentos, produtos alimentícios e gás, por exemplo.