Roupas, perfumes, chocolate e brinquedos estão entre os presentes favoritos. Já para a ceia o chester tem presença garantida em 61% dos lares

Reprodução

O Natal já está batendo na porta e talvez nesse momento, vários brasileiros ainda estejam pensando se vão comprar alguma e o que comprariam. Segundo pesquisa realizada pela área Inteligência de Mercado da Globo, e disponível na Plataforma Gente, 92% costumam celebrar a data e 72% ainda consideram importante manter as comemorações mesmo a distância. Sobre o hábito da troca de presentes, 72% vão manter ou aumentar o valor gasto este ano, pois acreditam que presentear é tratar com carinho alguém que passou por um ano tão difícil. Entre os favoritos estão roupas (54%), perfumes (39%), chocolates/doces (39%) e brinquedos (35%).

Com o avanço da vacinação, a confiança para as comemorações presenciais aumenta. 78% dos entrevistados querem ampliar o contato no momento das celebrações (em 2020 foram 53%) e 72% pretendem se reunir na casa de amigos e familiares (contra 52% em 2020). Na ceia o chester está em primeiro lugar (61%) e o peru em segundo (57%). Há também quem ainda opte pelo pernil (49%), lombo (32%), tender (28%) e bacalhau (28%).

Contudo, a situação financeira da população parece estar pior que no ano anterior. Entre os motivos estão: custos fixos aumentaram (54%), perda de emprego e continua desempregado (29%) e jornada de trabalho e salários reduzidos (11%).

Para ler na íntegra a pesquisa, acesse https://gente.globo.com/festas-de-fim-de-ano-o-natal-presente/