A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou hoje, 19, no Centro Histórico Praça XV, o projeto “Caminhos do Brasil-Memória”, que pretende, por meio de um circuito que reúne 11 museus, desenhar as novas cores e histórias do Rio de Janeiro. Na oportunidade, também foi lançado o passaporte do projeto, que dará gratuidade em todos os museus participantes.

A iniciativa, coordenada e realizada pela Subdiretoria-Geral de Cultura da Casa Legislativa, quer construir um olhar sobre os diferentes ciclos históricos e culturais da região da Praça XV e adjacências, em uma confluência de interesses em comum. Entre os participantes, estão o Palácio Tiradentes, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu da Justiça, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Centro Cultural Correios (CCC), Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Casa França-Brasil, Igreja Santa Cruz dos Militares, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico Nacional (MHN).

Ao visitar cada local, será possível requisitar o carimbo em seu passaporte nas instituições. Uma vez que todos os espaços estejam comprovadamente visitados, o portador ganhará o direito de vivenciar uma experiência marinheira no Navio-Museu Bauru; no Submarino-Museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; o Helicóptero Rei dos Mares e no Carro de Combate Cascavel, atrações no Espaço Cultural da Marinha e 50% de desconto no AquaRio. Além disso, os portadores do passaporte ganharão 50% de desconto no Edifício Garagem Menezes Cortes aos finais de semana.