Divulgação

Protagonizado por Antônio Pitanga, o longa metragem “Casa de Antiguidades”  chega às telonas nesta quinta-feira, 21, após passar pelo Festival de Toronto. Dirigido por João Paulo Miranda Maria, a trama conta a história de Cristovam (Pitanga), um homem simples do interior, que precisa mudar de cidade em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Porém, Cristovam se depara com uma realidade que desperta, dentro dele, algo que antes não estava escancarado, sofrendo com a solidão e o preconceito dos moradores locais.

O longa já começou a colecionar prêmios. No Festival de Toulouse, o filme recebeu o Prêmio FIPRESCI da crítica internacional de jornalistas e também o Prêmio especial SFCC da crítica francesa; no Festival de Estocolmo ganhou o prêmio de fotografia, assinada pelo francês Benjamín Echazarreta.

Já a direção de arte do filme, assinada por Isabelle Bittencourt, ganhou o troféu ABC de Cinematografia, conferido pela Associação Brasileira de Cinematografia. Pela interpretação Antonio Pitanga recebeu dois prêmios no Festival de Colônia na Alemanha e no Festival de Lima no Peru.

Com um currículo vasto que inclui cinema e televisão, Pitanga vê Cristovam como “um grande presente”. Em sua filmografia, o ator tem filmes como “O Pagador de Promessas” de Ancelmo Duarte, que ganhou a Palma de Ouro em 1962.

Confira trailer: