Convidados da sexta-feira foram Renato Bravo e Mariozam da Rádio

Mais dois candidatos participaram na sexta-feira, 06, da série de reuniões promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) com os postulantes à cadeira número um do Palácio Barão de Nova Friburgo: Renato Bravo (Progressistas) e Mariozam da Rádio (PTC). Os encontros acontecem em modo remoto e seguem igual padrão, com 30 minutos reservados à apresentação das propostas de governo e 30 minutos destinados à interação com os empresários.

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, sublinhou que as entidades estão honradas com o fato de os 16 candidatos cederem espaço importante de suas agendas para conversar com os lojistas.

“Nossa intenção é dar oportunidade a todos, independentemente do partido político a que pertençam, para facilitarmos as ações em benefício de Nova Friburgo”, salientou.

Atual prefeito, Renato Bravo fez um resumo de sua gestão e declarou que pretende prosseguir com o trabalho já executado. Discorreu sobre inauguração de oito escolas e creches; distribuição na rede de ensino de 50 mil refeições por dia, sendo 50% dos alimentos comprados dos produtores locais; abertura de 19 academias de ginástica ao ar livre; geração do maior quantitativo de empregos, relativo ao número de habitantes, entre os municípios do Estado do Rio no ano de 2019; treinamento constante no Centro de Formação Profissional para a Indústria do Vestuário (Cevest); cadastramento de mais de 700 artesãos; obras na ponte de São Geraldo, na rodoviária urbana, na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), em Olaria; conclusão da Escola Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino, e de colégio no Loteamento São Jorge para 500 alunos. Explicou detalhes das dificuldades enfrentadas na concessão do transporte, garantindo que assinará contrato emergencial com a Faol até que nova licitação seja marcada, e na iluminação pública, setor onde precisou suspender troca das lâmpadas antigas por unidades de LED devido à pandemia. Intervenções na Praça Getúlio Vargas, acompanhadas por grupo de arqueólogos e obedientes a Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados com o Ministério Público, tiveram que ser interrompidas pelo mesmo motivo.

Renato Bravo observou que a pandemia agravou a situação na saúde, área mais complexa da administração municipal. Ele disse que efetuou diversas melhorias no Hospital Raul Sertã: recuperação do esgotamento sanitário, construção de centro de ortopedia e seis salas de cirurgia, reforma na lavanderia e na cozinha, aprimoramento do sistema de higienização, que reduziu o índice de contaminação de pacientes. Que ampliou o CTI com 30 leitos e adquiriu 516 equipamentos, entre eles os 39 respiradores utilizados no tratamento da Covid-19. Frisou ainda que nesta semana chegam à cidade mais três ambulâncias. Manteve a UPA de Conselheiro Paulino em funcionamento, a despeito do débito em repasses estaduais ultrapassar R$ 25 milhões, e remodelou os postos Tunney Kassuga (Olaria), de Centenário (Salinas), Riograndina e Lumiar.

“Contemplamos bastante a saúde, e na pandemia buscamos embasamento técnico que nos permitiu flexibilizar a economia gradualmente, com segurança. A previsão de 400 óbitos no município felizmente não se consolidou. Lamentamos os 160 óbitos registrados, mas sabemos que também salvamos muitas vidas”, ressaltou.  

 À tarde, Mariozam da Rádio acentuou que fará governo de moralização política, que ouça a comunidade, o empresariado, os servidores, os sindicatos, as concessionárias, as igrejas, as entidades filantrópicas. Sem tempo de propaganda no rádio e na TV, o candidato comentou que aproveita a campanha para circular pelos cantos da cidade e conhecer os pleitos da população, que imagina acolher por meio de parcerias que supram a falta de dinheiro da Prefeitura. Acha que Nova Friburgo, município fácil de se vender, deve incrementar o turismo com investimentos em ferramentas de informação que destaquem as atrações que oferece aos visitantes. Sustentou que adequará tributos à realidade financeira da cidade e dedicará atenção especial ao recapeamento de estradas e ao embelezamento de bairros e distritos.  

Prometeu que usará de autoridade para a solução de problemas recorrentes entre as queixas do comércio, como concorrência desleal de ambulantes, tarifa de água e esgoto cara, desorganização do transporte. Revelou que planeja limpar as galerias pluviais, para acabar com os alagamentos a qualquer chuva, instalar o cabeamento por baixo delas, para retirar os fios dos postes, concretar as vias no trajeto da Rua Moisés Amélio à Rua Sete de Setembro e implantar faixa exclusiva para ônibus na Avenida Alberto Braune.

“Vamos agir sem radicalismos, sem revanchismos, sem ódio no coração, com coragem e determinação. Não vamos errar, porque acataremos opiniões dos segmentos envolvidos e com eles dividiremos as decisões”, argumentou.