Reprodução

O CCBB Educativo do Rio celebra a 16ª Primavera de Museus e o Dia Nacional do Surdo, de 23 a 26 de setembro, com atividades gratuitas para todas as idades. Em homenagem à essas datas comemorativas, o centro cultural disponibilizará atividades como o na Hora do Conto, onde o público e suas famílias conhecerão a história da alteza imperial Maria Leopoldina, e atividades realizadas em Libras para a comunidade surda.

Com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, a 16ª Primavera dos Museus acontece em todo o país entre os dias 19 e 25 de setembro de 2022. O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus e, neste ano, busca refletir acerca do Bicentenário da Independência do Brasil e seus desdobramentos, revisitado sob uma nova perspectiva desse fato histórico. Educadores irão trazer a história de D. Leopoldina, imperatriz do Brasil e articuladora da independência, recheada de muita música, poesia, mistério e aventura.

Já para o “Setembro Azul – Dia Nacional do Surdo”, de 23 a 26 de setembro, o CCBB Educativo do Rio convida a comunidade surda e fluentes em Libras a participar das Visitas Mediadas, da Hora do Conto em Libras e do “Encontro com Professores”. O encontro abordará o tema “Acessibilidade e a comunidade surda”, com participação do professor de Libras Heveraldo Alves Ferreira.

Há também, outras atividades inspiradas na exposição Playmode, que fica em cartaz até o dia 12 outubro, ambientada no térreo e no 2º andar. Nela, o CCBB Educativo oferece a atividade Self Trunfo, instalada no térreo do centro cultural, que se inspira nas cartas do jogo Super Trunfo e traz um painel interativo personalizável, para que o visitante faça uma foto e monte sua própria carta, classificando características de sua personalidade.