Matheus Bombig, cofundador da Invenis.

As vantagens do modelo de gestão descentralizada será uma das pautas da 2ª edição do Rio Innovation Week, um dos maiores e mais completos eventos de inovação e tecnologia da América Latina. Na ocasião, Matheus Bombig, cofundador da Invenis, legaltech que tem como propósito ajudar a resolver os litígios no Brasil, fará a palestra “Gestão sem chefe”, no dia 9 de novembro, a partir das 15h.

Segundo o empreendedor, a apresentação visa trazer à tona a possibilidade de melhorar a performance do time não somente com novos softwares, mas também com uma cultura que incentiva as pessoas a se desenvolverem e trazerem soluções para os desafios da empresa. “Quando pensamos em inovação e tecnologia, a primeira imagem que se vêm à mente é a de ferramentas, algoritmos e dispositivos. Porém é possível inovar também em modelos de gestão. Vamos mostrar que a gestão sem chefe pode trazer maior autonomia e liberdade para a tomada de decisões”, explica.

Bombig afirma que em ambientes de baixa complexidade, as camadas de hierarquia podem até funcionar bem. Isso porque algumas poucas pessoas no topo podem ser capazes de entender tudo o que envolve um determinado tema e tomar boas decisões. “Porém, quando a complexidade aumenta, as estruturas piramidais desmoronam. As poucas pessoas no topo, por mais inteligentes e competentes que possam ser, não conseguem mais compreender e nem lidar com toda diversidade que envolve as decisões que devem ser tomadas”, complementa.

O cofundador da Invenis aponta que esse tipo de estrutura nas equipes é uma tendência forte para os próximos anos, o que torna o seu debate ainda mais essencial. “Temos visto cada vez mais provas de que a hierarquia não lida bem com complexidade. Os CEOs e outros c-levels estão sempre atolados de tarefas e envolvidos em decisões que precisam passar por eles, trazendo um aumento de custos financeiros e de tempo. Assim, ideias que carregam uma maior independência para os funcionários estão se difundindo cada vez mais”, afirma.

Na avaliação do empreendedor, o modelo descentralizado também tende a atrair talentos que desejam usar todo seu potencial e criatividade para construir junto e fazer parte do crescimento da empresa. “Em sua maioria, são pessoas que não têm a intenção de agradar o chefe. Pelo contrário, são indivíduos bem esclarecidos, com propósito de vida bem claro e geralmente com o pensamento de dono”, avalia.

Na apresentação, Bombig também abordará como a gestão descentralizada funciona na própria Invenis, principalmente se tratando das vantagens obtidas com a eliminação de processos burocráticos. “A centralização gera prejuízos gigantescos para as corporações ao redor do mundo todos os anos, porque os funcionários são tratados como robôs, com travas aos seus talentos. Diante desse cenário, nos sentimos na obrigação de compartilhar como um modelo totalmente oposto a esse funciona no nosso ambiente há quase dois anos”, finaliza.

Sediada na capital fluminense, a 2ª edição do Rio Innovation Week irá reunir mais de 700 palestrantes e 200 empresas expositoras em sua feira de negócios. Nos quatros dias de evento, os participantes não só poderão fazer o seu pitch, como também debater sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade. Mais informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site oficial.

Serviço:

Palestra “Gestão sem chefe”

Quando: 9 de novembro, às 15 horas

Onde: Rio Innovation Week

Local: Píer Mauá

Endereço: Av. Rodrigues Alves, 10 – Centro – Rio de Janeiro/RJ