Com linguagem de cordel, “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo” conta a trajetória de um dos integrantes do bando de Lampião
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, foi o mais famoso cangaceiro brasileiro, e nas primeiras décadas do século passado fez história andando com seu bando pelo sertão nordestino. Em uma das emboscadas que sofreu, foi salvo por João Facundo, o protagonista do livro lançado pela Elo Editora “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo”, escrito por Cristina Villaça e ilustrado por Rodrigo Eli. A publicação se inspira na literatura de cordel para contar uma aventura com direito a mocinhos e bandidos, muita rima e romance. A partir de relatos familiares, Cristina transporta os leitores para um cenário de bravura e desafios, entrelaçando fantasia e fatos numa história de autodescoberta e redenção.
João Facundo sai de casa apenas com uma trouxa de roupas e a vontade de ganhar o mundo. Na mesma época, o bando de homens e mulheres liderado por Lampião corria o sertão armado até os dentes. Ao topar com o grupo, o inocente João Facundo conclui que ali havia virtude, que tiravam dos ricos para dar aos pobres, e decide segui-los às escondidas. Logo é desmascarado, mas Lampião aprecia a coragem do rapaz e o incorpora à comitiva.
João percebe que a vida no cangaço é mais difícil do que imaginava. “Mas a ideia que ele tinha era tão romantizada quanto fita de cinema: bangue-bangue e namorada. Só que a vida no cangaço era muito complicada”, diz um trecho do livro. Certo dia, numa festa de São João, ele conhece Luzia e por ela se apaixona perdidamente. Fica assim num dilema: “Se ficasse no cangaço, seu amor de perderia. Se fugisse, certamente, Lampião se vingaria”. Na mesma noite, porém, o destino lhe sorri pela segunda vez, quando lhe dá a oportunidade de salvar o chefe da morte certa nas mãos de um justiceiro. Como retribuição, Lampião o deixa partir, e assim João Facundo deixa a vida de cangaceiro: casa-se com sua morena, torna-se pai de Raimundo, revira o mundo e encontra seu lugar e sua alegria.
Ode à cultura nordestina, “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo” captura a essência do cordel e transporta os pequenos leitores para o coração pulsante do sertão, celebrando as tradições e a rica herança literária de seu povo.
Sobre a autora
Cristina Villaça nasceu no Rio de Janeiro e vive rodeada de livros desde criança. Sempre frequentou praias, bibliotecas e salas de espetáculo em sua cidade. É escritora e professora de literatura. Atua como narradora de histórias desde 1990 em escolas, parques, bibliotecas, teatros e livrarias. No teatro, trabalhou como atriz e produtora. Formou-se em letras, é mestre em literatura brasileira e especialista em literatura infantil e juvenil e em arteterapia. Publicou vários livros para crianças, jovens e educadores, e algumas de suas obras receberam prêmios como o Altamente Recomendável, da FNLIJ, e o Selo Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio.
Sobre o ilustrador
Rodrigo Eli é ilustrador, designer gráfico, redator e roteirista. Natural de São Paulo, é formado em comunicação social, publicidade e propaganda pelo Centro Universitário Braz Cubas. Tem diversos trabalhos desenvolvidos para o mercado corporativo e editorial, em mais de 20 anos de atuação. Apaixonado pela cultura nordestina, criou uma série de cordéis em que mistura ícones da música e da cultura pop com as ricas ilustrações cordelistas.