Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Nova Friburgo, em função das determinações do prefeito Renato Bravo para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), estão funcionando somente com atendimento agendado via telefone.

A secretária de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas Públicas para a Juventude, Cláudia Mara Barbosa, informa que as pessoas que estão aguardando a liberação do Bolsa Família precisam ligar para o Cras informando o número do CPF, nome completo e número do telefone para contato e aguardar o retorno do funcionário. Caso o benefício do Bolsa Família esteja bloqueado, deverá ligar para o seu Cras e informar o NIS, o número de telefone para contato e aguardar a avaliação da coordenação do programa Bolsa Família.

De acordo com Cláudia, a Secretaria de Assistência Social não está realizando atualizações cadastrais em virtude de terem sido suspensos os bloqueios de descumprimentos de condicionalidades pelo período de 120 dias, e nem realizando cadastros novos para BPC/Loas, também devido à suspensão de bloqueios por 120 dias.

Cláudia ainda salienta um detalhe importante: o cadastro para receber o benefício emergencial no valor de R$ 600, do governo federal, não será realizado nos Cras. Quem possui o NIS poderá utilizá-lo e quem não possui deverá preencher uma autodeclaração de renda no site que será disponibilizado posteriormente.