Reprodução.

A plataforma #CulturaEmCasa exibirá, de 15 e 29 de junho, trinta filmes que integram a mostra inédita presencial “200 anos da Independência em 200 filmes” em exibição no cine Petra Belas Artes, na capital paulista. Os filmes selecionados traçam um panorama das produções audiovisuais brasileiras de movimentos cinematográficos como Cinema Novo, Boca do Lixo, Vera Cruz, entre outros.

Pela plataforma, o público terá acesso gratuito a duas obras diárias, com início às 19h e 21h. Alguns filmes ficarão disponíveis sob demanda, mesmo depois da exibição. A programação completa pode ser conferida pela plataforma ou aplicativo #CulturaEmCasa.

Entre os destaques da mostra online estão curtas, longas-metragens e documentários, clássicos produzidos especialmente dos anos 1960 aos 2000. Entre os destaques, estão “Vidas Secas”, “São Paulo Sociedade Anônima”, “Limite”, “Ganga Bruta”, “Anuska, Manequim e Mulher”, “O Homem Que Virou Suco”, “Sargento Getúlio”, “A Hora da Estrela”, “O Beijo da Mulher Aranha”, “Raul, o Início, o Fim e o Meio”, “Que Horas Ela Volta?” e no “Coração do Mundo”.

“Nada mais significativo do que apresentar ao público, dentro da comemoração do Bicentenário, uma mostra retrospectiva que refaz a trajetória do nosso cinema, com clássicos de todos os movimentos, estilos e gêneros”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

“200 anos da Independência em 200 filmes” conta com obras de diversos períodos e movimentos tais como Cinédia, Vera Cruz, Chanchadas da Atlântida, Cinema Novo pioneiros, Cinema Marginal do Rio, Cinema Marginal de SP, Boca do Lixo, Pornochanchadas, Cinema da Embrafilme, Novo Cinema Paulista, Cinema da Retomada, além da produção atual.

A produção brasileira de curta-metragem também é extensa, com destaque para a produção do final dos anos 1980 e início dos 1990.

Para a programação completa, acesse a plataforma #CulturaEmCasa.