Domingo à Noite, a mais nova ficção dramática dirigida por André Bushatsky, roteirizada por Bruno Gonzalez com produção de Márcia Nepomuceno, estreia nos cinemas no próximo dia 4 de abril. O longa-metragem mostra como a vida de Margot, uma das maiores atrizes do Brasil, casada com Antônio, escritor premiado e com Alzheimer avançado, muda completamente quando descobre que também tem a doença. O filme é uma produção Valenza Filmes e tem distribuição da O2 Play.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Qtd44G7MH4U

A ideia para o filme surgiu a partir de uma experiência pessoal do roteirista Bruno Gonzalez após a morte de seu avô e o surgimento dos primeiros sinais de demência em sua avó. Quando Bruno começou a desenhar o roteiro, foi percebendo que a demência e o Mal de Alzheimer afetam muitas famílias. “Quis contribuir para essa reflexão, para pensarmos em como agir, em como compreender o sentimento de quem está passando por isso”, comenta o roteirista.

“É impossível não se sensibilizar com a destruição que a falta de memória causa na vida de uma pessoa. Isso me fez pensar em como seria chegar à maturidade, depois de uma vida inteira e não conseguir sequer lembrar as experiências, as alegrias e as tristezas que tivemos. Isso me fez questionar o que é a vida sem nossas lembranças”, conclui Gonzalez.

“Domingo à Noite é um filme intenso e sensível ao mesmo tempo. O silêncio é imperativo para que esses dois elementos se encontrem na tela. Os personagens precisam dessa quietude para buscar as memórias e, no caso da Margot (Marieta Severo), a certeza do que o futuro lhe reserva. Já para a audiência o silêncio se faz necessário para refletir, junto com os atores, a respeito de todas as questões que o filme apresenta”, comenta o diretor André Bushatsky.

O diretor também utiliza o plano sequência para ter uma representação mais verdadeira na passagem de tempo do filme. “É o ritmo real da vida dos protagonistas, incomoda, faz querer acelerar a vida. E, muitas vezes, a vida não aceita aceleração e nem retorno ao passado. Cada passo precisa ser pensado, dado sem pressa, por mais urgência que se queira ter”, completa o diretor.

Domingo à Noite estreou no Festival do Rio 2022 na categoria Hors Concours Novos Rumos, esteve no Montreal Independent Film Festival 2022, e foi o único longa brasileiro selecionado para a mostra virtual Boston Film Festival 2022. O longa também esteve no Madrid Film Awards® (MADFA) 2023, em que Marieta Severo recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação.