Divulgação

De toda a celebração que acontece em torno da retomada presencial do Festival Sesc de Inverno e da ampliação da programação de quatro para 14 localidades em 2022, outra especial precisa ser lembrada: o aniversário concomitante de 40 anos do Grupo Galpão nos 20 anos de Festival Sesc de Inverno. A dupla comemoração carrega décadas de trajetória de investimento e atuação nas artes cênicas, na cultura popular e no compromisso com a formação de público.

O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um trabalho que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. A premiada companhia mineira comemora seus 40 anos com pé na estrada e em um dos maiores festivais multilinguagens do Brasil.

Fazem parte da agenda dos 20 anos de Festival Sesc de Inverno o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, a apresentação “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” e vivências artísticas e oficinas nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. De presente, o público pode esperar emoções e lembranças de quatro décadas de história experiencia, nesse reencontro em cena com o Grupo Galpão.

Divulgação

Grupo Galpão

Sediado na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.

Formado por 12 atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes, Jurij Alschitz e Marcio Abreu, além dos próprios componentes – Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones —, que também já dirigiram espetáculos do grupo, o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.

Sem fórmulas e sem métodos definidos, o Galpão sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, que não só monta espetáculos, mas que se propõe também a uma permanente reflexão sobre a ética do ator e do teatro, inserido em um amplo universo social e cultural.

Divulgação

Grupo Galpão no 20º Festival Sesc de Inverno

★ Sesc Nova Friburgo (RJ)

6/07-21/07– Vivência Artística com Eduardo Moreira

21/07(quinta-feira) – Apresentação de resultado final da Vivência

22/07 (sexta-feira), 20h – Apresentação “Till, a saga de um herói torto” (Ingressos à venda)

★ Sesc Quitandinha (Petrópolis/RJ)

23/07 (sábado), 21h – Apresentação “Till, a saga de um herói torto” (Ingressos à venda)

★ Sesc Três Rios (RJ)

24/07 (domingo), 10 às 14h – Oficina com Lydia del Picchia (Paraíba do Sul)

24/07 (domingo), 20:30h – Apresentação “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” (Gratuito)