A bailarina, coreógrafa, empresária e maîtresse de ballet Natália Valdannini foi eleita Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais  de Niterói, sucedendo Marcelo Mattos.

Natália é friburguense e aqui iniciou seus estudos em dança pelas mãos de diversos profissionais da cidade até profissionalizar-se.

Formada pela Scuola di Ballo dell’Opera di Roma, Italia, foi aluna da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa, e de mestres como Eugenia Feodorova, por doze anos, Bella Ratchinskaya, Dennis Gray, Slava Goulenko, Cynthia Vasconcellos, entre outros grandes nomes da dança no Brasil e no exterior. Coreógrafa premiadíssima e Maîtresse com ex-alunos em importantes escolas e companhias de Dança no Brasil e exterior.
Como Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – foi bolsista no Programa de Bolsas de Estudo de Iniciação Científica e Artística, desta instituição, através do Projeto “Corpos Telúricos”, sobre a orientação dos professores Andre Meyer e Ana Célia de Sá Earp.
Foi Delegada do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro, representando a cidade de Niterói. Foi Conselheira da Câmara Setorial de Dança, criadora e mantenedora da mesma, no Conselho Municipal de Cultura de Niterói.

Sobre Natália, o Secretário de Cultura de Niterói, Victor De Wolf escreveu: “Conheci a Natalia nos processos do Conselho, lutando juntos pela Sociedade Civil (e isso já faz mais de dez anos…), antes mesmo dele ser deliberativo.

Natalia é fundadora do Studio Arte dos Pés, bailarina, professora e militante das artes e da cultura. Presidirá o conselho pelo próximo biênio e carrega consigo uma vertente fundamental da arte e cultura de nossa cidade: a Dança, um dos setores que mais gera empregos e desenvolve a economia do setor cultural de Niterói.”

Agitador cultural e artista, Marcos Rodrigo publicou nas suas redes sociais sobre a eleição de Natália: ” Não é todo dia que vemos a história ser escrita, e quando isso acontece  precisamos apreciar. O Conselho Municipal de Políticas Culturais elegeu sua primeira presidente mulher, Natalia Valdannini, e não poderia ter sido uma escolha melhor! Conhecida há mais de uma década como ativista pela Arte da cidade, ela é também  bailarina e professora. Com essa eleição histórica já sabemos que pelos próximos dois anos, além dos editais, festivais e mostras, teremos um olhar  sensível e experiente na Cultura, este setor que gera tantos empregos e desenvolvimento na economia local. Acreditamos numa política cultural que se aproxime das periferias e ajude a dar voz a nossa arte, é possível!”