O Grupo de Dança Camaleão, de Minas Gerais, abriu na quarta-feira, 16,  a 29ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo que se estende até domingo, 20.

Hoje, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, apresentam-se a premiada Esther Weitzman Companhia de Dança, do Rio, que em 2019 completou 20 anos. Ela apresenta “As histórias que inventamos sobre nós”, espetáculo concebido para celebrar as duas décadas de vida do grupo.

“As histórias que inventamos sobre nós” de Esther Weitzman

O ballet de repertório será representado por “O Lago dos Cisnes”, clássico russo de Marius Petipa e Tchaikovsky. Nessa remontagem assinada por Patrícia Salgado, será apresentado fragmento do primeiro ato do original, quando é comemorado o aniversário de 21 anos do príncipe Siegfried. A apresentação é da Cia Dançar a Vida, grupo da Escola Petite Danse, do Rio, uma das maiores Escolas de Dança do Brasil que vem se destacando pelos prêmios conquistados nos maiores festivais de dança do Brasil e exterior.

O grupo aproveita a oportunidade e apresenta “De tudo se faz canção”, espetáculo de dança contemporânea cuja coreografia faz refletir sobre a tomada de decisões e as mudanças da vida; e “O Circo”, que apresenta a saga de dois rapazes que sonham em trabalhar no circo como palhaços.

A companhia friburguense Cia Studio 3 Núcleo de Artes e Dança leva para o Encontro o espetáculo “Retrato”. Com texto e coreografia de Isla Gastin, Maria Clara de Andrade e Gabriel Leonard, a obra aborda as percepções, os sentimentos e emoções escondidos atrás das imagens fotográficas, levando o público a refletir sobre seu papel na sociedade.

A companhia friburguense Cia Studio 3 Núcleo de Artes e Dança

Outras 27 companhias amadoras também terão a oportunidade de se apresentar no palco do Teatro Municipal Laércio Ventura, fazendo do evento uma vitrine para o seu trabalho e um impulsionador na carreira artística.