Foto: J Marchom

Um dos mais longevos projetos do Sesc RJ está completando, em 2022, três décadas de existência. Trata-se do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, que começa no dia 6/7 e se estende até o dia 10, trazendo ao município o que está na vanguarda dessa linguagem artística e abrindo espaço aos novos talentos. Durante cinco dias, os amantes da dança poderão apreciar, com entrada franca ou a preços populares, apresentações de 21 companhias de diferentes partes do estado.

Quem abre essa edição comemorativa é a Focus Cia de Dança, com “Bichos Dançantes”, dia 6, às 14h. Com direção artística, concepção, coreografia e texto assinado por Alex Neoral, o espetáculo convida o público a comemorar os 100 anos da jabuti Elisa de uma forma diferente, que não com o tradicional “Parabéns a você”. A jabuti entrega um mapa aos “bichos dançantes”, e eles têm de passar por uma jornada na qual descobrirão que realizar esse sonho está mais perto do que imaginam.

As apresentações prosseguem ao longo da semana com companhias profissionais e amadoras da cidade e do Rio, Macaé, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu. Elas subirão aos palcos do Teatro e da Quadra do Sesc Nova Friburgo, do Espaço Arp e da Praça Demerval Barbosa Moreira. Além dos espetáculos, a programação conta com oficinas de ballet clássico, com Ana Botafogo, e de dança moderna, com Regina Sauer.

Quem quiser entrar no clima antes mesmo de o Encontro se iniciar pode visitar o Sesc Nova Friburgo, a partir de 1º julho, quando abre a exposição “Retrospecto Movimento”, que se estende até o dia 10. Com curadoria do jornalista David Massena, a mostra fotográfica revisita esses 30 anos do evento que se tornou referência no setor, reunindo alguns dos mais importantes nomes e companhias de dança do Brasil.